Amigas mais que unidas

Por que algumas lojas CAOA não vendiam Creta e HB20?

Com as mudanças no contrato, acabou essa história da CAOA não vender os Hyundai Creta e HB20. Agora, tudo será diferente

Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta N Line [Auto+ / João Brigato]

Uma das notícias que surpreendeu o público no começo de 2024 foi a separação em partes entre a CAOA e a Hyundai. Agora, a marca sul-coreana terá mais liberdade e poderá importar seus modelos internacionais para o Brasil e a empresa brasileira também sairá lucrando, só que de uma outra forma. Mas, qual o motivo de algumas das lojas CAOA não venderem até agora a linha Creta ou a do HB20? Será que isso vai mudar?

O contrato entre as marcas previa que as lojas da montadora sul-coreana vendem seus carros produzidos no Brasil. Já as concessionárias da CAOA venderiam os modelos produzidos em Anápolis, Goiás, e também os importados da Hyundai. Só que, vale lembrar, haviam lojas CAOA vendendo somente HB20 e Creta, mas não os outros modelos, o que causava confusão. Mas, visando ter mais autonomia no país e crescer ainda mais em vendas, a fabricante dona do Ioniq conseguiu encontrar um termo benéfico para ambas empresas e agora, as lojas dela vão vender os modelos com fabricação em Piracicaba, no interior de São Paulo e também seus novos automóveis importados.

Assim, as concessionárias da CAOA, que antes só vendiam os modelos importados e de Anápolis vão vender também os feitos em Piracicaba. O mesmo vale para concessionárias que antes só vendiam Creta e HB20, o que incluía algumas CAOA. O contrato atualizado prevê a unificação dessas lojas. Todavia, a CAOA continuará com participação maior no volume maior de vendas, segundo expectativa dos executivos. Além disso, os veículos importados e comercializados nas concessionárias Hyundai terão uma participação financeira enviada aos bancos da CAOA.

Público sairá ganhando novidades

Além dessa novidade nas lojas das marcas, a fábrica localizada no Centro-Oeste brasileiro será responsável por produzir novos carros da fabricante sul-coreana. Ela também cuidará da fabricação de mais peças automotivas. A expectativa é que um terceiro turno seja iniciado em breve e o número de funcionários cresça dos atuais 3,2 mil para mais de 4 mil. O público brasileiro pode esperar por novos modelos híbridos.

Com esses novos termos no contrato entre a CAOA e Hyundai, as empresas esperam lucrar até R$ 1 bilhão, com a união das concessionárias e as vendas de modelos novos e da linha Creta e HB20. Outra novidade é que elas farão parcerias com mais fornecedores de peças, o que resultará em uma diminuição dos custos desses componentes, segundo divulgado pela equipe do portal UOL.

Hyundai Palisade [divulgação]
Hyundai Palisade [divulgação]

Quais serão as próximas novidades dessas marcas? Tem um HB20 ou Creta na sua garagem? Conte nos comentários


>>VW pode ressuscitar o up! para brigar com o BYD Dolphin Mini

>>Sandero vs Kardian: o que o novo SUV da Renault herdou?

>>CAOA vai leiloar o último Hyundai Tucson fabricado no mundo