Subaru hoje só tem 4 concessionárias

CAOA segue firme com a Subaru, mas japoneses não ajudam

Controladora da Chery e parceira da Hyundai na linha de importados, a CAOA também controla a Subaru, que está quieta no Brasil

Subaru XV e-Boxer [divulgação]
Subaru XV e-Boxer [divulgação]

Desde o lançamento do CAOA Chery Tiggo 7 Sport, o Auto+ revelou diversas informações exclusivas em conversa com Annuar Ali, vice-presidente da CAOA. Mas, ainda faltava falar sobre a Subaru. Em um trecho final da entrevista, o executivo contou sobre a situação da marca japonesa por aqui e revelou que tudo segue, mesmo o outro lado não cooperando.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de a CAOA deixar de representar a Subaru no Brasil, o executivo foi categórico: “eu não conheço nenhum problema, a não ser que é duro negociar com japonês. Qualquer projeto que você faça com eles, eles querem olhar daqui para seis anos. Então tá bom, vamos olhar para daqui a seis anos e ver o que fazer”.

Ele citou uma situação na qual a CAOA, no começo dos anos 2000, queria importar os carros da Subaru com ar-condicionado digital – algo oferecido no Japão. Contudo, a marca japonesa foi relutante em oferecer o equipamento pois era necessário validar o item por pelo menos cinco anos no Japão antes de mandar para outros países.

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Subaru Forester e-Boxer [divulgação]

Há planos, mas depende dos japoneses

Essa relutância da Subaru em trazer novidades para fora de seu país natal é o que também tem atravancado negociações para novos produtos no Brasil. “Estamos negociando produtos, mas nada por enquanto. Está difícil. Mas não porque eles estão com vontade de colocar outro distribuidor. Nada disso”, afirma Annuar Ali.

A grande questão é que o foco da Subaru hoje é claramente os EUA e o Japão, dois mercados onde eles tem volume bem forte. Como o Brasil sempre foi tímido nas operações, acaba que não tem prioridade para a marca japonesa: nem para novos produtos, muito menos para mais volumes.

Forester e-Boxer [divulgação]

Mesmo que a CAOA negocie para ter novidades para a marca e voltar a solidificá-la por aqui, a Subaru é relutante. “Estamos conversando, mas o volume deles é baixo. É um carro que é caro. É realmente um carro excelente, que você pode ter por 15 anos que seguirá em um estado ótimo. A gente não tem uma reclamação de Subaru”, finaliza Ali. 

Quatro concessionárias, dois carros

Vale lembrar que hoje a Subaru só tem dois carros à venda no Brasil, os SUVs Forester e XV. Ambos contam com motor 2.0 quatro cilindros semi-híbrido ligado a um câmbio CVT e tração 4×4. O Forester custa R$ 253.900, enquanto o XV sai por R$ 213.990. Atualmente são só 4 concessionárias no Brasil, sendo duas em São Paulo, uma no Distrito Federal e uma no Rio de Janeiro. 

XV e-Boxer [divulgação]

Você acha que a Subaru deveria ter mais atenção no Brasil? Conte nos comentários.


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