Home » Destaque » Que carro nunca deveria ter sido lançado? | Pergunta da Semana

Destaque

Que carro nunca deveria ter sido lançado? | Pergunta da Semana

Toda marca quando vai lançar algum carro no Brasil, faz estudo de mercado, investe milhões e planeja muito bem tudo que será feito. Mas existem momentos que parece que nenhum desses trabalhos foi feitos. Afinal, ...

3 min de leitura

Toda marca quando vai lançar algum carro no Brasil, faz estudo de mercado, investe milhões e planeja muito bem tudo que será feito. Mas existem momentos que parece que nenhum desses trabalhos foi feitos. Afinal, alguns modelos não fizeram o menor sentido terem sido lançados por aqui. E é isso que queremos saber na Pergunta da Semana.

Que carro nunca deveria ter sido lançado no Brasil?  Para que sua sugestão apareça na lista de sexta-feira, basta contar suas respostas nos comentários aqui no site ou nas redes sociais. Mas antes, as sugestões da nossa equipe editorial.

CAOA Chery Tiggo 3X – João Brigato / editor

CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]
CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]
Talvez o carro mais crucificado e sem sentido que a CAOA Chery lançou no Brasil tenha sido o Tiggo 3X. Ele era uma atualização do Tiggo 2, que por sua vez é um remendo do Celer, mas que foi vendido como se fosse um carro inédito. Tinha motor 1.0 turbo inexplicavelmente fraco e gastão. Foi tão ruim, que não durou um ano no mercado.

Chevrolet Sonic – Leo Alves / repórter

carros
Chevrolet Sonic [divulgação]
Em um momento no qual a Chevrolet tinha Onix, Prisma, Cobalt, Agile, Astra (sedã e hatch) e Vectra (sedã e GT) em linha, a marca achou uma boa ideia lançar o Sonic. Vendido em carroceria hatch e sedã, ele tinha visual exótico, interior simples e um motor 1.6 que conseguia render tanto quanto o 1.4 e gastar mais que o 1.8. Foi um fracasso.

Renault Symbol – Felipe Yamauchi / repórter

Renault Symbol [divulgação]
Renault Symbol [divulgação]
Com dó de matar o Clio Sedan de vez, a Renault pegou um projeto asiático e achou que se encaixaria no Brasil. Assim surgiu o Symbol, um Clio Sedan com interior lotado de veludo e cromados, faróis gigantescos e desenho nada harmônico. E para piorar: espaço traseiro extremamente apertado, especialmente quando comparado ao Logan, que era novidade.

E para você: que carro nunca deveria ter sido lançado no Brasil? Conte nos comentários.

>>Chevrolet começa 2024 no BBB e deixando seus carros caros

>>Carros Hybrid da CAOA Chery são híbridos de verdade?

>>5 carros para comprar pelo preço do Renault Duster 2024

YouTube video

9 comentários em “Que carro nunca deveria ter sido lançado? | Pergunta da Semana”

  1. Luka

    Toda a linha C-cubed da Citröen, pra mim não existe linha que tenha mais fracassado como novidade, tanto aqui como na India, todos os modelos lançados até agora são considerados capados demais para o segmento (e olha que o Indiano não é tão exigente como o brasileiro), fora as economias imperdoáveis no século 2020 de ter comando dos vidros no console central e não nas portas, ausência de conta giros (que só existe na versão mais cara do C3 Aircross por aqui), falta de ar condicionado digital e carregador por indução nas versões mais caras, e no caso do brasil é pouca coisa mais barata que carros bem melhores e mais completos, incluindo irmãos do grupo como Peugeot 208 e Fiat Pulse, pra não falar da concorrência.

  2. John

    Chevrolet Captiva! Carro que não devia nem existir

  3. Tulio

    Renegade 1.3 turbo carro decepcionante demais visual toltamente ultrapassado sem nexo!!!!
    E sem falar dos intens de serie do longtude nem farol de neblina entrega
    Jeep foi ridículo quando lançou esse renegade 1.3 turbo ridículo!!!!
    Outro carro que não devia nem existir é omoda e jaecoo a não ser que seja da caoa chery

    Mas o Renegade 1.3 Turbo é o carro que não deveria nem existir

    • Jeferson

      Questão que a CAOA Chery está acomodada com os Tiggo, não quer fazer novos investimentos. A Chery já detectou que com a produção local da BYD e da GWM, inevitavelmente vão perder mercado no Brasil. Por isso estão trazendo esses modelos novos.

      A Chery procurou a CAOA para trazer esses modelos em conjunto, mas a CAOA não quis investir na nacionalização.

      Bastaria a CAOA atuar em conjunto com a Chery e tudo estaria resolvido, só que a CAOA só quer saber de dinheiro fácil. Tanto que nem investir na nacionalização de componentes críticos ela quer. O comprador que fique na mão, aguardando três meses por uma porta ou uma roda, por exemplo.

      Tendo em vista que a Hyundai não vai prorrogar o contrato com a CAOA para além de 2028, a CAOA deveria prezar para ter o melhor relacionamento possível com a Chery.

      • Tulio

        O omoda 5 é jaecoo eram os lançamentos mais cotados pela marca o modelo andava em testes!!!
        Já tinha confirmado sobre motorização só que ia ser lançado depois da tiggo 5x sport por exemplo mas a omoda veio infentou competir com byd e já sabe como foi a chery de fora né e vão repetir a mesma estratégia da Hyundai, do Jeep vão vender só 1 carro e jaecoo só 2 depois só vão lançar versões novas facelift enquanto a byd e Gwm vão trazer modelos novos pro mercado!!! Byd vem lançado todos os meses um modelo novo em julho lançou o dolphin agosto o seal setembro o dolphin plus e agora março o dolphin mini
        E sem falar que eia já tem o yuan plus o song plus e o tan o han vão ter mais carros vão fazer fábrica no Brasil
        E gwm no 1 de maio vai trazer a fábrica produzir o h6 h6 gt o ora gt a poer !!! Tem como não a omoda e jaecoo é mais fraca e não adianta dizer que o pós venda será melhor que a caoa chery que a marca é mesma da chery mas vindo com carros luxuosos e vindo inferior jamais deixaria de comprar um byd ou gwm ou até mesmo um caoa chery pra comprar esse omoda aí
        Veio fraco acabamento inferior!!! Não tem como competir com o h6 da gwm que o acabamento é outro nível!!! E superior!!! E muito menos com o song plus!!!!
        Se fosse a exeed eu ficaria calado que ali sim na China vende como marca!! E carros são melhores! Em minha opinião
        Omoda só vai dar certo se o preço for abaixo dos concorrentes se for mais caro que o h6 vai ser um fracasso de vendas!
        O haval veio bem competitiva no mercado tanto que o h6 tá vendendo mais que o fracasso do renegade
        Realmente se mantesse aquele valor de 209 mil Teria entrado no top 10!!
        Omoda vai ter que fazer esse mesmo sentido Pra vender

    • Fabio

      Eu tive um chery Tiggo 2018 unico dono que com 127 km ja tive q abrir o motor para faze-lo, fora os barulhos que fazia no amortecedor e dentro das portas nunca mais compro nenhum carro dessa marca . So me deu dor de cabeça e ainda feita as revisoes na concessionaria .

  4. Rodrigo

    Tenho uma lista:

    1) Fiat Mobi: Uno era muito melhor;

    2) VW Up: carro pequeno, feio e caro;

    3) Renault Clio Sedan: horrível, Symbol era menos pior…

    4) VW Taos: tosco, Feio e pobre de acabamento. Tiguan era muito mais carro;

    5) Chevrolet importados: A Chevrolet sempre traz a desova de carros que vao sair de linha no exterior, fica pouco tempo no Brasil e depois vira mico. Foi assim com Calibra, Astra Hatch e SW Belga, Tigra, Captiva, Sonic…

  5. Regina

    Symbol foi maravilhoso. Dirigibilidade ótima. Só pensar o carro disparava. Mas pecava na lateral e altura traseira, q íam afunilando pra cima. Embora esquisito esse design, não vejo como sentença de morte para constar na lista de nunca deveria ter sido lançado.

  6. Tarcísio

    Tenho um Tiggo2 e o carro é muito bom, ano passado rodei 8 estados, mas eu mesmo cuido das revisões!

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar