Home » Destaque » Chevrolet desiste do Apple CarPlay e Android Auto em seus carros

Destaque

Chevrolet desiste do Apple CarPlay e Android Auto em seus carros

O Grupo General Motors, dono da Chevrolet, trocará o Android Auto e Apple CarPlay dos seus carros por um sistema construído com a Google

4 min de leitura

Por mais que isso possa parecer loucura, a General Motors (grupo do qual a Chevrolet faz parte) eliminará gradualmente os famosos sistemas automotivos Apple CarPlay e Android Auto. A intenção é migrar para novos softwares que sejam capazes de obter mais dados nos veículos.

Hoje em dia praticamente qualquer carro precisa ter uma boa central multimídia, e isso quer dizer que ela também tem que entregar o Android Auto e o Apple CarPlay. Dependendo do segmento, a exigência é que a conexão nesses sistemas seja feita totalmente sem fio.

Apesar disso, a GM (General Motors) pretende retirar esses úteis sistemas de seus modelos. O primeiro a trazer essa eliminação provavelmente será o Chevrolet Blazer EV 2024, segundo o site Reuters.

GMC Hummer EV 2024 [divulgação]
GMC Hummer EV 2024 [divulgação]

Um novo sistema

No ano passado a Apple disse que a sua nova geração do CarPlay seria integrada também a outras telas dos carros, como o painel de instrumentos. Além disso, também controlar outros recursos do veículo, mesmo que não sejam ligados ao entretenimento.

Porém, a GM parece já estar certa de que não utilizará esse sistema futuramente. Os carros do grupo americano já existentes continuarão disponibilizando o Android Auto e o Apple Car Play, mas os novos modelos elétricos migrarão para um sistema de infoentretenimento integrado, desenvolvido em parceria com o Google.

Chevrolet Cruze Sport6 [divulgação]
Chevrolet Cruze Sport6 [divulgação]
O principal motivo para isso é que a GM quer equipar seus carros elétricos, caminhões e SUVs com uma tecnologia que seja capaz de capturar mais dados que possam ser analisados pelas marcas. Isso serve para mostrar como os motoristas conduzem e carregam os seus veículos totalmente elétricos.

Esse sistema novo está sendo desenvolvido desde 2019 e tem a capacidade de se integrar a outros equipamentos dos veículos da General Motors, a exemplo da tecnologia de direção autônoma, chamada de Super Cruise.

Chevrolet Blazer EV 2024 [divulgação]
Chevrolet Blazer EV 2024 [divulgação]
“Temos muitos novos recursos de assistência ao motorista chegando que são mais estreitamente acoplados à navegação. Não queremos projetar esses recursos de forma que dependam do fato de a pessoa ter um telefone celular.”, disse o diretor executivo de experiência de cockpit digital da GM, Mike Himche, para o site Reuters.

Recursos serão pagos

Qualquer tipo de tecnologia atual está se tornando paga, e isso não deve ser diferente no novo sistema do grupo dono da Chevrolet. As marcas controladas pela GM poderão lançar serviços de assinaturas digitais, algo que sem dúvida será uma grande fonte de renda para as montadoras em um futuro breve.

Chevrolet Silverado EV 2024 [divulgação]
Chevrolet Silverado EV 2024 [divulgação]
Até mesmo a própria CEO da General Motors, Mary Barra, já comentou que quer ver a empresa lucrando cerca de 20 a 25 bilhões de dólares por ano até 2030 com as receitas de assinaturas.

Segundo a Reuters, os novos elétricos da GM incluirão uma assinatura gratuita de oito anos para o uso do Google Maps e do comando de voz Google Assistant. Contudo, funções que hoje são gratuitas, como o uso de streamings de música ou outros aplicativos, deverão ser cobrados.

GMC Hummer EV 2024 [divulgação]
GMC Hummer EV 2024 [divulgação]

>> Chevrolet Onix e Tracker ficam mais econômicos, mas poluem mais

>> Novo SUV elétrico: Chevrolet vai apresentar Bolt EUV no Brasil

>> GM não quer fim da isenção para elétricos importados

YouTube video

2 comentários em “Chevrolet desiste do Apple CarPlay e Android Auto em seus carros”

  1. Marcelo

    Kkkkkkk 20 a 30 bilhões de receita por streaming em carros? Será que o Disney plus, HBO e etc faturam isso sendo que são voltadas para isso? Só fazem isso. A GM vive no mundo da lua mesmo. Pensei que era só aqui. Mas a matriz também não entende de nada. Montadora medíocre. A Europa já começou a perceber no barco furado que estão entrando apostando em carro elétrico. Nos EUA acho que nem passaram por essa febre ainda, e já estão inventando mais. E no Brasil então? Tem CEO aqui falando que carro popular não dá lucro nenhum. É pra cair o c… da bunda né. Meu caro, se cobrando 70.000 numa b@sta de um Kwid, não se consegue obter lucros, faça um favor para a sociedade: copie a Ford e vá para a put@ que p@riu.

    • JONATAS

      Porto azar da GM, talvez 5% do público brasileiro aceitaria pagar por algo que tem de graça.

Deixe um comentário