Destaque

Chevrolet Montana 2023 revela um pouco mais sobre o seu porte

Flagra feio em São Caetano do Sul mostra que a nova Chevrolet Montana 2023 está mais para Renault Oroch que para Fiat Toro

Chevrolet Montana 2023 [Motor]
Chevrolet Montana 2023 [Motor]

O tempo passa e mais sobre a Chevrolet Montana vai sendo revelado. A picape intermediária, que já teve todo o seu visual descoberto com exclusividade pelo Auto+, roda com menos camuflagem a cada dia que passa. Isso ajuda a entender cada vez mais sobre a picape, que revela um porte mais próximo ao da Renault Oroch do que da Fiat Toro.

Dentro do segmento de picapes intermediárias, hoje temos três degraus. O posto de entrada é da Oroch com 4,69 m de comprimento. Ela é 25 cm mais curta que a Fiat Toro, que marca 4,94 m. Já a Ford Maverick é a maior de todas com 5,07 m, exatos 13 cm a mais que a Toro. A Montana 2023 deverá ficar entre 4,70 m e 4,90 m, ou seja, entre Oroch e Toro.

Isso se dá por conta dos modelos com os quais ela compartilha plataforma. A Oroch deriva do Duster e usa a mesma base de modelos compactos como Sandero e Logan. História que se repetirá com a Montana 2023 que tem base GEM de Onix, Onix Plus e Tracker. A plataforma serve também ao Trailblazer chinês, mas ele é menor que o Jeep Compass.

Chevrolet Montana
Chevrolet Montana [Auto+ / Overboost BR]

Influência americana

Flagra feito pelo Motor1 bem próximo à fábrica da Chevrolet, justamente onde a Montana 2023 será feita, veio com uma revelação interessante. Marcus Dutra, que fez a foto, revelou que a picape tinha faróis divididos e uma dianteira bem parecida com a do Blazer norte-americano. Será um importante truque de design para a diferenciar do Tracker.

A traseira, por outro lado, buscou inspiração na Fiat. A lanterna alta e quadrada é praticamente idêntica à de Toro e Strada. Contudo, a Montana se diferencia pelo plástico preto que liga as duas lanternas e é acompanhado do nome Chevrolet estampado na tampa traseira. Cabine quadrada seguirá a receita da Ford Maverick para prover mais espaço interno.

Chevrolet Blazer 2023 [divulgação]
Chevrolet Blazer 2023 [divulgação]

Mistérios da Montana 2023

Talvez a maior dúvida sobre a nova Chevrolet Montana 2023 seja sua motorização. O 1.2 três cilindros turbo do Tracker é a maior aposta. Contudo, com 133 cv e 21,4 kgfm de torque ele está em desvantagem clara frente aos 1.3 turbo de Oroch e Toro. Para contornar a situação, a Chevrolet tem pronto um 1.3 três cilindros turbo de 164 cv e 24,4 kgfm de torque.

Motor usado na China pelo Tracker, é mais fraco que a Oroch 1.3 turbo que entrega 170 cv e 27,5 kgfm e também que a Toro 1.3 turbo com seus 185 cv e 27,5 kgfm. A vantagem, porém, está sobre Oroch 1.6 aspirada com seus 118 cv e 16,2 kgfm de torque. E é ainda maior frente à Strada 1.3 aspirada com apenas 107 cv e 13,7 kgfm.

>>Segredo: Chevrolet Montana 2023 terá lanterna parecida com da Toro

>>Nivus da Chevrolet? Inédito SUV cupê Seeker é revelado antes da hora

>>Os carros da Opel que a Chevrolet esqueceu de vender no Brasil