Há pouco tempo, o mercado brasileiro era recheado de hatches compactos com versões esportivas de adesivo. Modelos como os Sporting da Fiat ou os Pepper da Volkswagen se tornaram raros. Tanto que o único modelo nesse segmento hoje é o Chevrolet Onix RS. Contudo, a chegada do Chevrolet Tracker RS só prova que a categoria mudou.
Como os SUVs são os carros da moda atualmente, fazer versões esportivadas deles é algo bem mais lógico. Afinal, se aparentam ser mais esportivos, é possível cobrar mais caro por isso, por modelos que, não necessariamente requerem qualquer tipo de trabalho de engenharia. Pensando nisso, reunimos os SUVs esportivados à venda no Brasil.
Chevrolet Tracker RS
Chevrolet Tracker RS 2024 [divulgação]Mais recente adição à lista, o Chevrolet Tracker RS chegou ao Brasil para preencher o espaço anteriormente ocupado pelo Premier 1.0, mas com motor mais potente. Ele usa o 1.2 turbo três cilindros de 133 cv e 21,4 kgfm de torque, antes exclusivo da versão de topo. Tem grade frontal exclusiva, detalhes na carroceria em preto…e só.
Hyundai Creta N Line
Hyundai Creta N Line [divulgação]Rival direto do Chevrolet Tracker RS, o Hyundai Creta N Line é o primeiro modelo da divisão de esportivos da marca sul-coreana aqui no Brasil. Contudo, ele não é um N de fato, ou seja, não há nada de modificação mecânica, só visual. Ele vem com para-choques diferenciados, rodas de liga-leve novas, interior escuro e motor 1.0 turbo ou 2.0 aspirado (na Night Edition).
Chevrolet Equinox RS
Chevrolet Equinox RS [Auto+ / João Brigato]Diferentemente do Tracker RS, o Equinox RS serve como versão de entrada do SUV médio da Chevrolet. Vem com motor 1.5 quatro cilindros turbo de 172 cv e 27,8 kgfm de torque, mas sem opção de tração nas quatro rodas como na versão Premier. Tem menos equipamentos, mas traz a mesma fórmula de elementos escurecidos do irmão menor.
Mitsubishi Eclipse Cross Sport
Mitsubishi Eclipse Cross Sport 2024 [divulgação]Lançado há uma semana, o Mitsubishi Eclipse Cross Sport conta com pastes plásticas, originalmente pretas, pintadas na cor da carroceria, enquanto o teto, retrovisores e cromados foram substituídos por preto brilhante. Motor 1.5 turbo rende 165 cv e 25,5 kgfm de torque. É ligado a um câmbio CVT e tem opção de tração dianteira ou integral.
Nissan Kicks X-Play
Nissan Kicks X-Play [divulgação]Originalmente lançado como uma série especial, mas que ganhou uma reedição recentemente e deve permanecer em linha por mais tempo, o Kicks X-Play tem visual de Nismo, porém sem tempero extra. Conta com aerofólio traseiro, rodas escuras e detalhes em vermelho. Mas o motor é o mesmo 1.6 aspirado de sempre com 113 cv e 15,3 kgfm.
Toyota Corolla Cross GR-Sport
Toyota Corolla Cross GR Sport [divulgação]Ainda que o Toyota Corolla Cross GR-Sport tenha suspensão retrabalhada, o modelo não tem um cavalo a mais sequer em seu motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm. O SUV médio traz para-choques exclusivos, teto preto, adesivos diferenciados, mas a marmita do escapamento segue aparente.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.