Desde que a Opel se separou da GM e foi parar nas mãos da PSA (hoje Stellantis), a marca alemã tenta apagar todos os vestígios de parentesco com a Chevrolet. O tempo passou e uma nova linguagem visual foi adotada, mas o efeito Boneca Russa ficou claro. Lembra da Volkswagen há alguns anos? É basicamente isso.
Em termos de design, o efeito Boneca Russa é produzido quando os carros são parecidos demais entre si. Fazendo com que sejam apenas versões P, M e G de um determinado modelo base. Lembra como Gol, Fox e Golf ficaram parecidos demais por um tempo? Ou Jetta e Virtus que são facilmente confundidos de traseira?
O lançamento do novo Astra levantou essa pulga atrás da orelha: será que a Opel está fazendo o que um dia fez a Volkswagen? Vamos voltar no tempo para entender melhor como isso aconteceu. Em 2018, a Opel anunciou uma nova linguagem visual para os modelos que seriam a partir dali construídos sobre plataforma Peugeot Citroën.
Linguagem de design da Opel [divulgação]A ideia, segundo a marca, era oferecer uma linguagem ousada e pura para os carros lançados a partir de 2020. Os elementos principais ficaram por conta dos LEDs diurnos dos faróis em forma de L deitado e o vinco central forte no capô e parte inferior da carroceria. Isso foi claramente visto no conceito GT X Experimental mostrado em agosto de 2018.
Efeito em cadeia
E foi justamente com a versão de produção do GT X Experimental que esse efeito Boneca Russa começou. A segunda geração do Mokka, ex-primo do Chevrolet Tracker, revelou o estilo ousado que a Opel tanto prometia. Os faróis retilíneos em formato de L deitado integrados à grade frontal totalmente fechada em plástico preto e o vinco central estavam todos lá.
Opel Mokka [divulgação]E exatamente assim também ficou a sexta geração do hatch médio Astra apresentado nesta semana. Mokka e Astra parecem idênticos quando vistos de frente, ainda que o para-choque seja levemente diferente entre eles, assim como as proporções gerais.
Opel Astra 2022 [divulgação]A coisa fica ainda mais complicada quando visto de traseira. Os dois tem praticamente a mesma lanterna e vinco na parte inferior da tampa do porta-malas. Parecidos até demais, como Virtus e Jetta são.
Opel Crossland [divulgação]Para dizer que esse efeito fica somente nos modelos novos, dois SUVs da marca alemã reestilizados em 2020 ficaram parecidos demais com seus irmãos. Crossland e Grandland já traziam plataforma PSA antes da Opel fazer parte do grupo. Como foi uma leve remodelação, algumas peças antigas permaneceram, por isso eles não são tão idênticos ao Astra e ao Mokka.
Opel Grandland [divulgação]Contudo, o efeito Boneca Russa acontece aqui também. A diferença é que os faróis do Grandland e do Crossland não são totalmente paralelos à grade frontal como acontece nos irmãos mais novos. Algo que diminui um pouco da impressão do efeito Boneca Russa. Resta saber se os próximos lançamentos da Opel seguirão por esse caminho.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.