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Elétrico da Xiaomi, SU7 vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos

Além de produzir smartphones, a Xiaomi decidiu agora lançar um carro elétrico; o SU7 acelera de 0 a 100 km/h em 2,8s e percorre 800 km.

Xiaomi SU7 EV [divulgação]
Xiaomi SU7 EV [divulgação]

Talvez você até já tenha um smartphone feito pela Xiaomi, afinal, ela se tornou uma marca muito popular no Brasil. Porém, já pensou em ter um carro feito por ela? A empresa de origem chinesa acabou de lançar o SU7, um sedã elétrico com desempenho de carro esportivo.

Há mais de 3 anos, a Xiaomi prometeu que lançaria um carro, e isso de fato aconteceu. Chamado de SU7, o modelo acaba de ser apresentado no mercado automotivo chinês para, de certa forma, rivalizar com elétricos importantes, como o Porsche Taycan e o Tesla Model S.

Como é o Xiaomi SU7

O sedã da Xiaomi parece misturar elementos de carros diferentes. Os faróis dianteiros lembram muito os usados pela McLaren, enquanto toda a lateral do elétrico remete ao Porsche Taycan. A traseira, porém, tem um visual um pouco mais próprio, mas não deixa de lembrar um BYD Seal.

 

Quando falamos em conjunto mecânico, são duas opções diferentes. A primeira versão emprega um motor elétrico de tração traseira, que entrega até 299 cv e 40,8 kgfm. Ele está associado a uma bateria com capacidade para 73,6 kWh, percorrendo até 668 km através do ciclo CLTC.

Com esse conjunto, o Xiaomi SU7 acelera de 0 a 100 km/h em somente 5,3s. Contudo, há uma opção mais potente e com maior capacidade. Chamada de Max, essa configuração dispõe de 673 cv e 85,4 kgfm, abaixando o 0 a 100 km/h para somente 2,8s. Nesse caso a bateria é de 101 kWh, proporcionando uma autonomia de até 800 km (CLTC).

Xiaomi SU7 EV [divulgação]
Xiaomi SU7 EV [divulgação]

Porte e lançamento

Pode até não aparentar pelas imagens, mas o carro elétrico da Xiaomi tem um porte generoso. De comprimento são praticamente 5,00 m, enquanto a largura fica definida em 1,96 m, e a altura é de 1,45 m. No entre-eixos são ótimos 3,00 m, o que certamente proporciona um bom espaço interno.

O porta-malas, porém, não surpreende pelo seu porte. São 517L, mas a vantagem é um frunk (espécie de porta-malas dianteiro) com capacidade para 105L. Falando do interior, o SU7 tem tela de 16,1” com resolução 3K para a central multimídia e tela de 7,1” para o painel de instrumentos.

Atrás dos bancos dianteiros existe ainda os Mi Pads (tablets da Xiaomi) para o entretenimento dos passageiros. Vale lembrar, porém, que o modelo será efetivamente lançado no primeiro semestre de 2024, mas ainda sem uma data específica definida.

Lei Jun, CEO da Xiaomi, fez uma declaração muito otimista. A empresa quer se tornar a quinta maior montadora do mundo nos próximos 15 ou 20 anos. Levando em conta o crescimento rápido que a BYD obteve, certamente não é impossível. Porém, não deixa de ser um grande desafio.

Você gostaria de ver o Xiaomi SU7 no Brasil? Conte nos comentários.

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