Ao vivo
Home » Destaque » Estão comprando e encostando: os carros que viraram enfeite de garagem

Destaque

Só acumulam poeira!

Estão comprando e encostando: os carros que viraram enfeite de garagem

Alguns carros estão sendo arrematados ou comprados para ficarem parados. Só que essa estratégia está comprometendo o fator raridade

2 min de leitura

Para um grupo de entusiastas, ter um carro é diferente de dirigi-lo. Soa estranho, não é? Mas existe uma parcela de consumidores que arremata modelos em leilões ou os compra em concessionárias e os deixa parados, à espera de valorização.

Um estudo sugere que não são Ferraris, Lamborghinis ou Porsches que estão virando peça de museu. Quem está passando de automóvel a artigo de coleção são modelos como Dodge Hellcat e Chevrolet Corvette, estacionados e acumulando poeira.

Se um carro existe para rodar e contar história, o estudo da Hagerty avaliou a quilometragem registrada no hodômetro de veículos leiloados com ano-modelo de 2016 em diante. As marcas analisadas foram: Porsche, Ferrari, Ford, Chevrolet e Dodge.

Novo Chevrolet Corvette ZR1 amarelo de frente com uma montanha ao fundo - Por que GM penalizará donos e compradores
Chevrolet Corvette ZR1 [Divulgação]

Modelos da Dodge são os preferidos

A análise se concentrou especificamente em Corvettes, Mustangs, Ford GT e Dodge Challenger. E ao contrário do que muitos poderiam imaginar, os donos de Ferrari e Porsche são muito mais propensos a guiar seus carros. Segundo a Hagerty, em matéria publicada pelo Carscoops.com, apenas oito exemplares de Ferrari e Porsche leiloados recentemente tinham menos de 275 km rodados.

A Dodge, no entanto, foi quem mais chamou atenção, com 44 exemplares exibindo menos de 160 km no hodômetro. Esse número revela algo maior: em geral, os modelos analisados costumam chegar aos leilões com algo entre 1.000 e 9.999 milhas (1.609 km e aproximadamente 16.091), o que faz sentido considerando que boa parte tem cerca de dez anos de uso. Mas a Dodge, especialmente com o Challenger, fugiu desse padrão.

Dodge Challenger Hellcat Widebody [divulgação]
Dodge Challenger Hellcat Widebody [divulgação]

A maioria dos carros ofertados com quilometragem baixíssima eram Hellcat ou Demon, indicando que muitos colecionadores apostam nesses modelos como futuros clássicos. Só que o excesso de gente com a mesma estratégia compromete um fator decisivo: a raridade.

Com muitos exemplares parados esperando valorização, a oferta acaba superando a demanda. E embora possam valer algum dinheiro no futuro, a Hagerty manda o recado: “Apenas dirija os seus carros.”

Dodge Challenger SRT Demon 170 [divulgação]
Dodge Challenger SRT Demon 170 [divulgação]

O que você acha dos consumidores que compram um carro só para deixar guardado? Se fosse fazer isso, qual modelo deixaria no cavalete esperando valorizar? Escreva nos comentários!


YouTube video

0 comentário em “Estão comprando e encostando: os carros que viraram enfeite de garagem”

  1. Daniel

    Cada um com sua loucura..mas o legal desses carros é pilotar, tem outras formas bem melhores mais rentaveis e mais seguras de investir a longo prazo.

  2. Rodrigo Chicralla

    Acho uma bobeira justamente porque não tenho um. O bom é quendo podemos adquirir um bem e usarmos como quiser, desde que o capital investido seja de fontes honestas.

  3. Emerson Santana de Almeida

    Jamais Compraria Um Estupendo Muscle Car de Uma Destas 4 Lendárias Indústrias,Tipo Camaro ZL1, Dodge Challenger Demon, Corvette ZR1, e ou Mustang GT 500, Pra Tomar Poeira. Sonho de Criança,Hoje Com 70 Anos,e Tido Mavericks GT, ou LDO,Porém Todos V8.

  4. Marcelo Alexandre Santos

    Vdd um carro top bonito fica parado na garagem aí não.

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar