As baterias dos carros elétricos vão precisar seguir novas regras na Europa em breve. O Parlamento Europeu aprovou recentemente a legislação relativa ao design, fabricação e reciclagem de baterias que se tornam mais rígidas e obrigam até a emissão do passaporte digital da pegada de carbono das baterias dos veículos elétricos, desde a extração da matéria-prima, até a produção e reciclagem.
Com 587 votos a favor, nove contra e 20 abstenções, os deputados europeus acordaram para a revisão do regulamento comunitário no que diz respeito às baterias – novas e usadas – e produtos associados.
Essas novas regras visam promover a economia circular ao regular o produção de todos os tipos de baterias à venda na União Europeia, incluindo todo o seu ciclo de vida. Os fabricantes terão de cumprir requisitos ambientais mais restritos para vender os seus produtos no velho continente.
![Volvo EX30 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/313319_Volvo_EX30_exterior-750x450.jpg)
A legislação estabelece objetivos para porcentagens obrigatórias de reciclagem das baterias usadas; 50% para 2027 e 80% até 2031 para lítio, e 90% para 2027 e 95% para 2031 para cobalto, cobre, metal e níquel.
![Kombi elétrica de 7 lugares [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/06/DB2023AU00663_large-750x450.jpg)
>> Exclusivo: Peugeot 208 vai ganhar motores 1.0 e 1.3 turbo
>> Chevrolet reduz discretamente os preços de Onix, Spin e Montana
>> Volkswagen Virtus é testado na Europa. Mas será que vai?

![Custo para recarregar carros elétricos cresceu em 2022[unsplash]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/chuttersnap-xfaYAsMV1p8-unsplash_edited-1200x720.jpg)
