![Exeed VX [divulgação] Exeed VX [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/12/exeed_vx_76_edited-990x556.jpg)
Antes da chegada da BYD, a primeira montadora chinesa que tinha intenção de brigar com BMW, Audi, Volvo e Mercedes-Benz no Brasil era a Exeed. Divisão de luxo da Chery era dada como certa pela CAOA, mas os planos mudaram. A marca ainda vem, mas não em 2022 como era cotado.
Márcio Alfonso, CEO da CAOA Chery afirmou que “é preciso primeiro explorar mais a Chery antes de trazer a Exeed”. E isso faz sentido, visto que a Exeed seria a quarta marca controlada pela CAOA no Brasil que, além da Chery ainda representa a Subaru (que está há muito tempo sem nenhuma novidade) e parte da Hyundai (também sem lançamentos recentes).
A prioridade do grupo, no entanto, segue na Chery como revelou o executivo. Com os novos modelos a serem lançados e a eletrificação de alguns já existentes, a CAOA Chery pretende chegar a 3% de mercado em 2022 e subir no ranking das marcas mais vendidas. A ideia é tomar o nono lugar da Nissan, no mínimo.
Como o ticket médio dos carros de luxo é bem mais alto, praticamente sempre acima dos R$ 200 mil, a CAOA terá que ter cuidado extra com os modelos da Exeed. Especialmente na tentativa de convencer os clientes de Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo a comprar um carro de marca chinesa. Mesmo problema que enfrentará a BYD, mas com carros elétricos.
>>CAOA Chery produzirá carros híbridos no Brasil e promete mais em 2022
>>Chery Omoda 5 é o SUV já registrado pela CAOA no Brasil
>>CAOA Chery tira Arrizo 5 de linha e Tiggo 2 está na berlinda