![Fiat Argo HGT [divulgação] Fiat Argo HGT [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/fiat_argo_hgt_14_edited-990x556.jpg)
O ano virou e com isso diversos carros saíram de linha. Como já era esperado por conta do Proconve L7, modelos com emissões de poluentes além do estipulado pelo governo e com evaporação de gasolina acima do permitido forçadamente foram aposentados. Somando modelos e versões específicas, a Fiat tirou 11 carros de linha. (Matéria atualizada em 06/01)
Dentro da linha, os modelos aposentados em sua totalidade foram Doblò e Grand Siena. Eles eram os únicos remanescentes de projetos da Fiat da era pré-FCA. O Siena foi o único derivado do Palio a ganhar uma segunda geração ainda relacionada ao hatch. Foi lançado em 2012 e nunca foi reestilizado. A única mudança foi na grade frontal.
Já o Doblò é ainda mais antigo. Essa geração foi lançada em 2000 na Europa e foi aposentada em 2010 no Velho Continente. Aqui no Brasil, o furgão foi lançado em 2001 e reestilizado em 2009. Desde então, nunca mais passou por mudanças estéticas. O Doblò indiretamente será substituído pelo Fiorino reestilizado e pela versão Fiat dos Citroën Jumpy e Peugeot Expert.
Versões que se somam
A aposentadoria do Doblò tem relação tanto com a idade avançada do projeto, quanto ao motor que ele usa. O 1.8 E.Torq segue em produção no Brasil, mas apenas para exportação, já que não atende aos protocolos do Proconve L7. Com isso, a Fiat também aposentou Argo, Cronos e Toro em versões com motor 1.8.
No hatch, foram removidas as versões Trekking 1.8 e HGT 1.8. Já o sedã perdeu as versões Drive 1.8, Precision 1.8 e HGT 1.8. Por fim, a Toro perdeu a versão Endurance 1.8 flex. Com isso, o Fiat Argo passa a ser vendido somente com motor 1.0 e 1.3 nas versões sem nome 1.0, Drive 1.0, S-Design 1.3 e Trekking 1.3.
Os compactos terão novas variantes com motor 1.3 e câmbio CVT. Possivelmente o Argo S-Design será a única opção CVT, podendo também haver uma opção Drive ou Precision. Já o Cronos terá uma versão Precision 1.3 CVT, além da Drive 1.3 CVT. Uma versão S-Design não é certa, mas há grande possibilidade de ser lançada.
![Fiat Toro Endurance [divulgação] 2022](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Toro_Endurance_0001_edited-750x450.jpg)
Fim dos carros abaixo de R$ 60 mil?
Outra baixa de peso dentro da Fiat foi o Mobi. O hatch subcompacto perdeu a versão de entrada Easy. A variante era a única sem visual aventureiro e com preço mais camarada, mas não contava nem com direção hidráulica ou vidros elétricos. A baixa procura pelo Mobi pelado fez com que a Fiat decidisse por reduzir a gama.
Agora partindo de R$ 59.190, o Fiat Mobi será vendido somente nas versões Like e Trekking (R$ 62.290), com lista mais generosa de itens de série. Isso fez com que ele abrisse mão do título de carro mais barato do Brasil. A coroa passa ao Renault Kwid Life de R$ 48.790. Mas, vale lembrar, o Kwid será reestilizado em breve e também periga perder a versão de entrada basicona.
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Atualização
Consultada, a Fiat confirmou mais duas baixas em seu portfólio de modelos. A Strada Endurance Cabine Dupla e a Toro Endurance Diesel foram descontinuadas. O motivo é o mesmo para ambas, segundo a marca: baixa demanda dos clientes. Boa parte dos compradores da Strada cabine dupla já migravam para os modelos com motor 1.3 Firefly. Já no caso da Toro, a versão Endurance era pouco equipada para o patamar dos modelos diesel, que tem vendas concentradas nas versões mais caras.

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