Destaque

Cronos CVT S-Design: preço de entrada e itens de top| Avaliação

Carro mais vendido da Argentina, Fiat Cronos finalmente recebe um bom conjunto mecânico aliado à transmissão automática

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]

Por alguns anos o Fiat Cronos foi vendido no Brasil com opções ruins de despensa da embreagem. Os modelos automáticos de verdade usavam o beberrão e velho motor 1.8, enquanto o valente 1.3 aspirado convivia com a trágica transmissão automatizada GSR monoembreagem. Mas agora tudo mudou com o advento do CVT.

A Fiat trouxe do Pulse Drive a combinação de motor 1.3 Firefly à transmissão continuamente variável para criar o melhor conjunto mecânico que o Cronos já teve. Some isso ao conjunto de custo-benefício forte da versão S-Design e terá aqui o sedã compacto mais racional do mercado brasileiro. E detalhe: só ele e o Chevrolet Onix Plus turbo sem nome custam menos de R$ 100 mil.

Entrada top

O grande mote do Fiat Cronos S-Design é a lista generosa de equipamentos atrelada a um visual levemente esportivo. Ele toma como base a versão Drive e cobra R$ 3.710 a mais pelo pacote. Junte ao pacote Drive Plus para ter R$ 91.900. Sem esses itens, o Cronos Drive custa R$ 88.190, mas te garanto que o upgrade vale à pena.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
O Drive Plus kit agrega retrovisor elétrico com função tilt-down, câmera de ré, rodas de liga-leve de 15 polegadas, sensor de temperatura externa. Já o S-Design traz aerofólio traseiro, logotipos escurecidos, borrachão lateral, ar-condicionado digital, sensor de ré, volante revestido em couro, chave presencial e elementos cromados substituídos por preto.

A lista de equipamentos ainda é contemplada pelos itens da Drive, que apresenta controle de tração e estabilidade, airbags duplos, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controle de som no volante, vidros elétricos nas quatro portas, monitoramento de pressão dos pneus, banco com ajuste de altura e volante com ajuste de altura.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Só três itens fazem falta verdadeira. O Cronos precisava de mais airbags, nem que fossem apenas laterais de série. Além disso, os faróis apresentam luz de posição de LED, que deveriam ser mais fortes e funcionar como luz diurna, algo que ele não tem. Além disso, o volante com ajuste de profundidade faz muita falta, algo que está no Pulse só na versão top.

Cuidado com o tempo

Apesar da falha leve em ergonomia, o interior do Fiat Cronos é quase impecável. O acabamento é de qualidade bem acima da média da categoria, em especial quando comparado ao Chevrolet Onix Plus ou ao Volkswagen Virtus. Está próximo ao Nissan Versa, ainda que deva em alguns pontos.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
O couro do volante é de ótima qualidade, além de ter ótima empunhadura. Contrastando com a porta que não conta com sequer um pedacinho de tecido nessa versão. Os plásticos da cabine são ótimos, com bom encaixe, qualidade de textura elogiável e nada de porta-luvas desalinhado como no Pulse.

Só que ele já mostra sinais de idade. Primeiro por não ter sequer um espaço para colocar o celular. Dá para usar o porta-copos, que é pequeno e não cumpre sua função quando o celular está lá. Aliás, porta-copos do Cronos são todos pequenos e as portas não levam uma garrafa. Outro sinal de avanço do tempo é a central multimídia.

 

Apesar de ser fácil de usar e ter uma definição apenas ok, a tela é muito pequena e lotada de bordas. A área para Android Auto e Apple CarPlay fica reduzida pelos menus da parte inferior, o que a torna ainda menor visualmente. Enxergar o mapa pode ser difícil para algumas pessoas. Painel de instrumentos é analógico, mas o computador de bordo completinho compensa.

Há de elogiar, porém, o espaço traseiro. Os bancos dianteiros finos o tornam mais espaçoso que o Fastback, além de não ter área para cabeça atrapalhada pelo teto. É um sedã que recebe bem seus passageiros, mas não chega à vastidão de espaço que o Nissan Versa possui. Porta-malas leva bons 525 litros.

Encaixe perfeito

Desde o lançamento do Fiat Cronos, havia ficado claro que o motor 1.3 Firefly era o melhor disponível para o sedã. O 1.8 sempre foi muito fraco e o 1.0 só apareceu agora na “reestilização”. Bem entre aspas mesmo porque as únicas mudanças foram a adição de um segundo bigode na grade frontal e volante de Pulse.

Com 107 cv e 13,7 kgfm de torque, o quatro cilindros aspirado é bastante elástico e anda bem. É irônico que esse conjunto presente em Strada e Pulse não tenha se encaixado tão bem quanto no Cronos. Na picape, parece faltar força, no SUV parece desengonçado. O sedã tem seu estado de arte com performance a contento, ficando acima do justo.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Acelera bem para o que se espera de um sedã compacto aspirado, não devendo fôlego ou força quando precisa. Claro que não é um foguetinho como os rivais 1.0 turbo, mas não decepcionará. O consumo também é relativamente bom, marcando médias de 9,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol. Nos nossos testes, ficou com 10,7 km/l de média.

Essa boa administração entre consumo e performance vem do câmbio CVT. Ele é muito mais inteligente e esperto que o usado no Honda City. Há real simulação de sete marchas, não precisando enfiar o pé no acelerador para isso. Saídas de sinal mais fortes são acompanhadas de trocas suaves que eliminam totalmente o efeito enceradeira.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Já nos momentos em que o pedal da direita é apertado com delicadeza, o motor 1.3 apenas ronrona enquanto empurra o Cronos. As retomadas para jogar o giro para o alto são rápidas e o câmbio reage com esperteza. Novamente, é um acerto mais refinado e mais certeiro do que o mesmo conjunto aplicado em Strada e Pulse.

Espírito brasileiro

Sabendo ler o mercado como poucas marcas, a Fiat investiu em dois pontos cruciais no Cronos que se fazem necessários no Brasil: conforto e robustez. O sedã não tem medo de buracos, respondendo com uma suspensão que absorve bem os maus tratos, é macia boa parte do tempo, mas sem se comportar como um pudim nas curvas.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
A direção é extremamente leve nas manobras. Tão leve que você faz uma curva com o dedinho. Já quando ganha velocidade, assume firmeza necessária, sem ser pesada demais ou leve exageradamente. Só é um tanto quanto morta, não passando nenhuma sensação ao volante. Mas para um dono de sedã que quer conforto, está na medida.

Sólida, a carroceria chama atenção. Mas o isolamento acústico está somente dentro da média. Ele não roda como um carro mais caro, como faz o Honda City, mas sim como um compacto muito bem construído.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

Dentro do segmento de sedãs compactos, se você quer transmissão automática só tem duas opções: Fiat Cronos ou Chevrolet Onix Plus. O italiano tem a vantagem de se apresentar em duas versões e ainda ter todo o apelo visual e de equipamentos do S-Design, o tornando um gigantesco custo benefício. Já o rival economiza tanto que nem nome a versão possui.

No Cronos, o motor 1.3 e o câmbio CVT encontraram seu estado de arte, rodando nitidamente bem melhor que em Pulse e Strada. Faltam itens de segurança e mais modernidade a ele, mas como a Fiat mudou o foco do sedã de ser um modelo sofisticado para ser o custo-benefício da categoria, está cumprindo sua função. E muito bem, aliás.

Fiat Cronos S-Design [Auto+ / João Brigato]

 

>>Fiat Pulse Drive 1.3 CVT não tem charme (e está tudo bem) | Avaliação

>>Strada Volcano CVT: picape automática mais barata do Brasil | Avaliação

>>Nissan Kicks Sense manual: sensatez e diversão andam juntas | Avaliação