O compartilhamento de peças entre os carros da Stellantis é algo extremamente comum. Afinal, 18 carros usam o mesmo retrovisor. Mas não é tão normal que marcas de luxo do grupo emprestem suas peças a marcas inferiores. Porém, agora que o Alfa Romeo Tonale foi reestilizado, ele cedeu sua manopla de câmbio para a Fiat Toro 2026.
Apresentado como grande novidade da Alfa Romeo para 2025, o novo Tonale passou por mudanças de estilo para se manter atualizado e tentar salvar a marca de vendas decadentes. O modelo recebeu mudanças por fora e por dentro, mas algo chamou atenção: a nova manopla de câmbio.
Agora, o Alfa Romeo Tonale adota uma manopla rotativa com layout diferente da peça usada no Jeep Commander e na Ram Rampage. É um seletor rotativo, mas de metal escuro com o botão de P na parte superior. Nos modelos brasileiros, o rotor é todo de metal e o P é o seletor mais a esquerda.



Com isso, a manopla de câmbio de couro com formato mais arredondado que era usada anteriormente pelo SUV de entrada da Alfa Romeo foi parar na Fiat Toro. A manopla era destacada pela Stellantis como nova, mas existe desde 2022 quando foi apresentada no Tonale e agora abandonada pela Alfa Romeo. O Dodge Hornet também a usava.
Plataforma única
Mas há uma razão prática muito nítida para que isso tenha acontecido. O Alfa Romeo Tonale usa a plataforma Small Wide 4×4 da Stellantis. E quem mais é construído na mesma plataforma? Fiat Toro, Ram Rampage e os Jeep Renegade, Compass e Commander. Inclusive, por conta disso, ele tem algumas coincidências mecânicas.
![Alfa Romeo Tonale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/alfa_romeo_tonale_sport_speciale_ibrida_plug-in_q434.webp)
O Alfa Romeo Tonale é equipado com o mesmo motor 2.0 Hurricane quatro cilindros turbo das versões Blackhawk de Compass e Commander, que também está presente na Rampage R/T. Ao todo, são 272 cv e 40,8 kgfm de torque gerenciados por um câmbio automático de nove marchas com tração 4×4: exatamente como nos modelos brasileiros.
Além disso, ele conta com uma versão PHEV que combina o motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo igual da Fiat Toro, mas com um motor elétrico totalizando 289 cv nos EUA, enquanto a Europa tem o mesmo conjunto com 190 cv ou 270 cv, a depender da versão. A autonomia elétrica, contudo, é muito baixa, com apenas 53 km em modo totalmente não poluente.
![Alfa Romeo Tonale [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/alfa_romeo_tonale_sport_speciale_ibrida_plug-in_q47.webp)
A Alfa Romeo ainda tem outra versão híbrida HEV com motor 1.5 turbo de 175 cv e tração dianteira. O câmbio, neste caso, é automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Para quem não tem pressa, o Tonale pode contar com um 1.6 quatro cilindros turbo diesel de 130 cv – mesma potência do motor 1.0 turbo flex aqui no Brasil.
Visual mais esportivo
Na tentativa de reforçar o caráter mais esportivo da Alfa Romeo, a Stellantis mexeu em alguns pontos cruciais no visual do novo Tonale. Assim como a nova Fiat Toro, a frente ficou mais quadrada, agora integrando visualmente a grade frontal com os faróis em um elemento em T. A grade ganhou duas aberturas extras nas laterais e frisos hornzontais.

A aberurta de ar inferior ficou maior, dando evidência para o coure sportivo. A Alfa Romeo também alargou o Tonale, colocando as rodas mais para fora, além de dar um novo desenho mais esportivo para elas. A traseira não mudou, mas nem precisava, pois trata-se de um dos SUVs mais bonitos que, infelizmente, não temos nas ruas brasileiras.
Você teria um Alfa Romeo no Brasil? Conte nos comentários.



Achei esse Alfa Romeu….lindo demais
Achei muito boa as mudanças, comprei uma de entrada e não sinto falta da versão mais completa