Home » Destaque » Orgulho da Fiat, Toro já alcançou 400 mil unidades feitas no Brasil

Destaque

Orgulho da Fiat, Toro já alcançou 400 mil unidades feitas no Brasil

Lançada em fevereiro de 2016 no Brasil, a Fiat Toro tem sido um dos carros mais importantes da marca, vendendo mais até que picapes médias

6 min de leitura

Em fevereiro de 2016 a Fiat praticamente inaugurou um novo segmento no Brasil com a Toro. Apesar de a Renault ter lançado a Oroch meses antes, as duas picapes se posicionam de formas um pouco diferentes. Agora atingindo 400 mil unidades produzidas na fábrica de Goiana (PE), a Fiat Toro de fato revolucionou o mercado de caminhonetes no Brasil. E é fácil entender o porquê.

Até o segundo semestre de 2015 nós tínhamos no mercado automotivo brasileiro basicamente só dois tipos de picapes. O segmento das pequenas era composto por Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, depois tendo uma grande lacuna até as médias, como Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e etc. Quando a Renault Oroch foi apresentada, ela tinha a vantagem de ter quatro portas (algo que a Strada ainda não tinha) e ser um pouco maior que as compactas.

Contudo, com a Toro a Fiat foi além disso, criando um nicho chamado só pela montadora (e por mais ninguém) de SUP (Sport Utility Pick-up). A ideia da marca italiana era criar uma relação com os SUVs (Sport Utility Vehicle). Mas, no final das contas, ninguém se referiu a ela dessa maneira e a sigla cai na reestilização da Toro.

Fiat Toro Volcano [divulgação]
Fiat Toro Volcano [divulgação]

400 mil unidades

Por ter popularizado o segmento de picapes intermediárias, certamente a Toro é um orgulho para a Fiat, que na época fez uma aposta bastante ousada. Devido à tradição do mercado de caminhonetes no Brasil, havia a possiblidade de que o público rejeitasse uma proposta mais urbana como a da Toro, mas não foi isso que ocorreu. Tanto que Ford Maverickk, Hyundai Santa Cruz e Chevrolet Montana só existem por causa do sucesso da Toro no Brasil.

Presente por aqui desde fevereiro de 2016, ela já atingiu a marca das 400 mil unidades produzidas na planta nordestina da Stellantis. De lá da fábrica em Goiana, Pernambuco, também sai os Jeep Renegade, Compass e Commander. Inclusive, conforme mostramos por aqui no Auto+, recentemente a Jeep atingiu 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.

Fiat Toro Volcano [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro Volcano [Auto+ / João Brigato]
Basta pegar os números de emplacamentos divulgados pela Fenabrave para comprovar que a Toro realmente é um sucesso em vendas. Nesses primeiros três meses de 2023, por exemplo, ela já obteve 12.079 emplacamentos. Isso representa 1.468 unidades a mais que a Toyota Hilux, que é líder entre as médias.

Entre todas as picapes, ela perde em vendas somente para a irmã menor, a Strada, que teve 23.772 emplacamentos até março. Em 2022 a Toro também vendeu mais que a Hilux, na ocasião com 961 unidades a mais (49.567 contra 48.606, respectivamente).

Fiat Toro Freedom 1.3 T270 [divulgação]
Fiat Toro Freedom 1.3 T270 [divulgação]
Em 2021 seu sucesso foi ainda maior, quando chegou a vender 70.890 unidades durante o ano. Com isso a diferença para a líder das picapes médias ficou ainda maior, atingindo 24.997 emplacamentos a mais (45.893 emplacamentos da Toyota Hilux).

Única até hoje

Atualmente a Fiat Toro até conta com modelos de propostas parecidas, mas ainda se torna única por alguns motivos. A picape da Renault, por exemplo, é menor que a Toro. Além disso, ela tem sempre tração dianteira e é mais focada no trabalho, ao invés do conforto e tecnologia.

Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
Renault Oroch Outsider [Auto+ / João Brigato]
Quem também se aproxima é a Ford Maverick, que até ganha da Fiat no quesito dimensões, mas se limita a uma motorização turbo à gasolina, embora também tenha tração nas quatro rodas. Ela conta com uma proposta diferente, focada na dirigibilidade e esportividade mesmo sendo uma picape. Ou seja, um nicho bem específico.

Recentemente chegou ao mercado brasileiro a nova geração da Chevrolet Montana. Até mesmo com um visual parecido com o da Toro. Por isso, inicialmente, muitos imaginavam que ela seria a grande rival da caminhonete da Fiat. Pode até ser em questão de número de vendas, mas também se enquadra em uma proposta um pouco diferente por ser menor e ter apenas tração dianteira.

Qual a exclusividade da Fiat Toro?

A grande sacada da Fiat foi oferecer versões com motor turbo diesel e tração 4×4 para sua picape intermediária. A Montana, por exemplo, tem somente motor turbo flex e tração dianteira, além de ter uma capacidade de carga muito menor, assim como o desempenho no off-road.

A Toro foi pensada para atender o consumidor que gosta de uma picape e eventualmente necessita da caçamba para transportar objetos maiores a mais pesados, mas que geralmente usa a camionete apenas para passeio. Para quem tem esse tipo de utilização, uma média como a Hilux e a Ranger se tornam muito grandes e caras, além de serem um pouco desconfortáveis em determinadas situações.

Isso porque elas são construídas sobre chassis e possuem foco no uso mais severo (como no trabalho e em percursos off-roads) e no transporte de cargas. Já a Fiat resolveu utilizar um sistema de suspensão independente (ao invés de feixe de molas) e construir a Toro em uma carroceria monobloco.

Por isso que ela talvez não seja a mais indicada para o fora de estrada ou uso severo no trabalho, mas garante uma das rodagens mais confortáveis entre as picapes, comparando com as médias. Sendo assim, para quem utiliza mais a picape para lazer em percurso urbano ou rodoviário, e só de vez em quando necessita de recursos um pouco mais off-roads (sem grandes abusos), a Fiat Toro ainda é praticamente a única focada nessa utilização.

>> No dia do 4×4, Jeep comemora 1 milhão de SUVs feitos no Brasil

>> Fiat dará um tanque cheio por mês para donos de Toro diesel

>> Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM terão híbridos a etanol no Brasil

YouTube video

1 comentário em “Orgulho da Fiat, Toro já alcançou 400 mil unidades feitas no Brasil”

  1. Norival de Souza Cavalcante

    Dizer que a Maverick e a Santa Cruz só existem por causa da Toro é um deboche a inteligência do leitor, as duas picapes foram criadas para o mercado norte-americano onde aliás a Toro não têm nível para entrar. Mas se quiserem fazer a coisa certa, deveriam citar a picape da Honda que essa sim criou esse segmento!

Deixe um comentário