Destaque Mercado

No dia do 4×4, Jeep comemora 1 milhão de SUVs feitos no Brasil

Fábrica em Goiana (PE) chegou à marca de 1 milhão de modelos Jeep fabricados. O milionésimo foi um Jeep Commander na versão Overland 1.3 flex
Jeep Commander de unidade milionésima [divulgação]
Jeep Commander [divulgação]
Compartilhar

Há 8 anos o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) passou a produzir nacionalmente o Jeep Renegade, inaugurando a fábrica de Goiana, Pernambuco. Agora, no final de março de 2023, a montadora de origem americana conquista a marca de 1 milhão de SUVs da Jeep produzidos em solo brasileiro.

No último dia 21 de março a Jeep fabricou um Commander Overland 1.3 flex em sua fábrica localizada em Goiana, Pernambuco. Seria apenas mais uma unidade do SUV médio de sete lugares, se não fosse pela marca de ser o milionésimo carro da marca a ser produzido em nosso país. Porém, a montadora escolheu o dia do 4×4 (4/4) para comemorar esse marco histórico.

Em março de 2015 a produção pernambucana foi inaugurada com o Jeep Renegade, SUV compacto que ainda faz muito sucesso e que por muito tempo foi o líder da categoria. O modelo continua sendo produzido em Goiana, mas agora junto de outros dois companheiros de marca, o Compass e o Commander. Há ainda a Fiat Toro e, em breve, a RAM Dakota.

Fábrica Jeep em Goiana (PE) [divulgação]
Fábrica Jeep em Goiana (PE) [divulgação]

Fábrica Stellantis em Goiana (PE)

A antiga FCA hoje virou o grupo Stellantis. Com isso, aqui no Brasil ela passou a englobar também a Citroën e a Peugeot, além das já administradas Jeep, Fiat, Chrysler, RAM e Dodge. Sendo assim, depois do Renegade, a Fiat Toro começou a ser fabricada na mesma planta, em fevereiro de 2016.

Porém, mesmo desconsiderando a picape e contando só os modelos da Jeep, o número de exemplares produzidos já ultrapassou a marca de 1 milhão, visto que a milionésima unidade foi feita no dia 21 de março. Ainda que desde o dia 22 esteja operando sem o segundo turno, com certeza a fábrica já produziu mais diversos modelos.

Fábrica Jeep em Goiana (PE) [divulgação]
Fábrica Jeep em Goiana (PE) [divulgação]
O SUV médio Compass começou a ser produzido em outubro de 2016, depois da Toro. Desde então ele já obteve 420.071 exemplares fabricados, enquanto o Renegade chega aos 538.845 carros (até o final de março).

No caso do Commander, que é bem mais recente (desde agosto de 2021), já são 41.084 unidades que saíram de Goiana (PE). Apesar da quantidade mais modesta, além do menor tempo de vida, o SUV de sete lugares também está posicionado em um segmento bem mais caro e refinado, naturalmente diminuindo seu número de vendas.

Jeep Renegade [divulgação]
Jeep Renegade [divulgação]
Importante dizer que os modelos fabricados no nordeste do nosso país abastecem todo o território brasileiro. Além disso, também são destinados à exportação para mercados como Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai.

Curiosidades sobre a marca de 1 milhão

Neste dia do 4×4 comemorando os 1 milhão de Jeep produzidos no Brasil, a montadora de origem americana também divulgou algumas curiosidades sobre esse marco. De acordo com ela, dentro desse número, 213 mil unidades são equipadas com tração 4×4.

Jeep Compass [divulgação]
Jeep Compass [divulgação]
É uma parcela bem pequena, mostrando que realmente as versões com tração dianteira são bem mais populares. Acumulando 30 mil horas de trabalho na planta Pernambucana, a produção dos SUVs teve as cores branca, cinza e preta como as mais solicitadas.

Outra curiosidade é que se todos esses modelos fossem enfileirados, seria possível praticamente cruzar todo o Brasil, fazendo uma linha reta do Monte Caburaí, em Roraima, até o Arroio Do Chuí, no Rio Grande Do Sul. Essa distância de 4.394 km seria possível considerando o comprimento dos três modelos nacionais: Renegade, Compass e Commander.

Jeep Commander Overland 1.3 T270 [divulgação]
Jeep Commander Overland 1.3 T270 [divulgação]

>> Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM terão híbridos a etanol no Brasil

>> Jeep apresenta Wrangler elétrico e mais 6 conceitos

>> Flagra: Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido roda em testes no Brasil

Sobre o autor

Renan Melo

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa