Destaque

Fiat Toro da Toyota, mini Hilux está pronta e poderá ser híbrida

Revelada como conceito totalmente elétrico, Toyota EPU pode ser a tão desejada rival de Fiat Toro e Ford Maverick

Toyota EPU [divulgação]
Toyota EPU [divulgação]

Junto de diversos outros conceitos, a Toyota apresentará no Japan Mobility 2023 um inédito conceito de caminhonete menor que a Hilux. Mirando Fiat Toro e Ford Maverick, a Toyota EPU Concept tem nome pouco inspirado, mas visual praticamente pronto para chegar às ruas. O conceito é elétrico, mas o modelo de produção deve ser híbrido.

Apesar de descrita como a “próxima geração de picapes médias”, a EPU é do mesmo tamanho de uma Ram Rampage. São 5,07 m de comprimento, o que a faz ser 4 cm mais curta que a Maverick, 5 cm mais longa que a Rampage e 12 cm maior que a Fiat Toro. Só que, comparada a uma média como a Hilux, a EPU é 19 cm mais curta.

Ou seja, está clara qual a intenção da Toyota com esse conceito: finalmente ter uma caminhonete intermediária tão prometida. O projeto era inicialmente descrito como uma picape Corolla. Mas, a julgar pelo visual, não há qualquer tipo de ligação entre os modelos. A base, contudo, pode ser a TNGA-C do Corolla e do Corolla Cross.

Fiat Toro
Toyota EPU [divulgação]

Na dianteira, a Maverick da Toyota tem capô curto com metade dele em ângulo reto antes de descer abruptamente em direção aos faróis. As lentes são interligadas por uma barra preta onde está o nome Toyota escrito, ao invés do logotipo oval. Para-choque tem detalhes em preto e cinza para passar a sensação de robustez.

Toque de XC40

Vista de lado, a Toro japonesa tem um forte vinco que nasce nas altura da maçaneta dianteira, mas sobe em direção ao vidro traseiro em um efeito muito semelhante ao do Volvo XC40. Por falar no SUV sueco, tal qual ele, a picape intermediária tem teto com pintura contrastante. 

Toyota EPU [divulgação]
Toyota EPU [divulgação]

A traseira segue a mesma lógica da dianteira, com lanternas interligadas por uma barra preta com o nome da marca estampado. A placa fica no para-choque, que tem desenho destacado. Há de pontuar também que a caçamba tem tampa que se dobra para cima na metade, permitindo estender a área de cargas.

A cabine é bem futurista, algo que certamente será cortado no modelo de produção. A Toyota instalou o painel de instrumentos como uma tela paralela à central multimídia, que ainda conta com uma central de comando um plano à frente. O volante é do estilo manche, como nos Tesla, enquanto linhas horizontais dominam o espaço.

Toyota EPU [divulgação]
Toyota EPU [divulgação]

Nada foi dito ainda sobre motorização. O conceito foi apresentado com motor elétrico. Contudo, dada a resistência forte da Toyota em eletrificação total, é praticamente certo que o modelo será oferecido com mecânica híbrida, tendo o 100% elétrico como uma opção alternativa.

Acha que a nova caminhonete da Toyota venderá mais que a Fiat Toro no Brasil e que a Ford Maverick lá fora? Conte nos comentários.

.

>>Toyota Renegade? Marca confirma SUV compacto parrudo

>>Corolla Cross ganha novos motores na linha 2024

>>Toyota já começa a testar Hilux elétrica em situações reais