Destaque

Flagra: Fiat Strada 2024 roda com camuflagem e motor novo

Novidade mais esperada na Fiat Strada 2024 não é o visual renovado, mas sim o motor turbo herdado do Pulse

Fiat Strada 2024 [Auto+ / Carolina Zaniboni]
Fiat Strada 2024 [Auto+ / Carolina Zaniboni]

Ainda que a Chevrolet Montana detenha o título de primeira caminhonete com motor três cilindros à venda no Brasil, a história vai mudar em breve. Isso porque a Fiat prepara a Strada 2024 com motor 1.0 turbo para breve. Além da nova motorização, o carro mais vendido do Brasil terá uma pequena renovação visual.

Flagra feito pela leitora Carolina Zaniboni na estrada, mostra a Fiat Strada um pouco mais acelerada que o corriqueiro. Isso porque a picape estava equipada com o motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Esse motor, que estreou no Pulse e está no Fastback, também em breve será usado no Peugeot 208.

Assim como as versões Volcano e Ranch, a Strada turbo terá transmissão automática do tipo CVT. Não se sabe ainda quais variantes receberão o motor turbo de três cilindros, mas há rumores do surgimento de uma variante Ultra inspirada na Toro topo de linha. Contudo, sem a cobertura de fibra de vidro na caçamba.

Fiat Strada 2024 [Auto+ / Carolina Zaniboni]
Fiat Strada 2024 [Auto+ / Carolina Zaniboni]

Retoque visual

Além do novo motor, a Fiat vai mexer no visual da Strada. Ela terá mudanças no para-choque dianteiro e grade frontal. Faróis e lanternas permanecem como estão. Contudo, julgando pela camuflagem relativamente pesada, há chance de que ela receba mudanças na traseira para marcar a renovação visual.

Por dentro, espere por alterações pontuais a fim de dar uma aparência mais sofisticada para as versões mais caras. Há chance até de que o painel de instrumentos digital presente em Pulse, Fastback, Toro e Renegade apareça nas variantes topo de linha da nova Fiat Strada reestilizada. Possivelmente só para os modelos turbo.

Fiat Strada 2024 [Auto+ / Carolina Zaniboni]
Fiat Strada 2024 [Auto+ / Carolina Zaniboni]

Vale ressaltar que, apesar do novo motor, os propulsores atuais seguirão em linha na Strada 2024. Ou seja a versão de entrada Endurance segue com o 1.4 Fire quatro cilindros aspirado de 85 cv e 12,4 kgfm de torque. Já as opções intermediárias contam com o 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque, com opção de câmbio manual ou CVT.

>>Argo Trekking: o último de uma espécie inventada pela Fiat | Avaliação 

>>Fiat Punto abortado quase foi um 500 de quatro portas

>>Volkswagen Saveiro reage e atropela Fiat Toro em junho