Destaque

Flagra: GWM Poer testa sistema híbrido contra Toyota Hilux

Apesar de ter deixado a sua caminhonete Poer para a próxima geração, GWM segue afinando sistema híbrido no Brasil

GWM Poer [Auto+ / Marcelo Alixandre
GWM Poer [Auto+ / Marcelo Alixandre]

Com a promessa de lançar 12 carros no Brasil até 2027, a GWM terá um importante modelo nesse segmento: a caminhonete média Poer. Feita para brigar com Toyota Hilux e Ford Ranger usando conjunto híbrido flex, ao invés de diesel, a picape chinesa deverá inaugurar um segmento ainda não explorado por nenhuma rival.

Os flagras são constantemente feitos com a versão off-road da Poer, contudo a GWM vai esperar pela próxima geração antes de lançar o modelo no Brasil. Originalmente apresentada em 2019 na China, ela já caminha para uma renovação total. E, como o comprometimento da GWM por aqui é oferecer produtos atualizados, ela foi adiada.

É provável que a nova geração mantenha a mesma plataforma, por isso a marca chinesa consegue testar o conjunto mecânico completo, mas preparado para o próximo modelo. É comum que marcas usem mulas para testes complexos de conjuntos mecânicos. As mulas consistem na casca de um carro atual que esconde a parte mecânica de um novo.

GWM Poer [Auto+ / Marcelo Alixandre]

Híbrida flex

Para o Brasil, a GWM Poer usará motor 2.0 quatro cilindros turbo flex ligado a um motor elétrico. Esse conjunto é usado na China e em alguns mercados, mas bebendo apenas gasolina. A ideia de oferecer o motor híbrido ao invés do diesel é ter se diferenciar na categoria, já que a única picape híbrida no Brasil é a Ford Maverick, bem menor que a Poer.

Resta saber quando a picape será lançada, mas o flagra feito pelo leitor Marcelo Alixandre mostra que a fase de testes ainda é inicial. A ideia era que a Poer fosse o primeiro carro nacional da GWM. Contudo, as vendas do Haval H6 bem acima do esperado, além da nova geração da picape, fizeram com que a marca mudasse seus planos. 

Ansioso pela chegada da GWM Poer ao Brasil? Conte nos comentários.

>>GWM promete lançar 12 carros no Brasil nos próximos 4 anos

>>Trazer o ‘Fusca’ ao Brasil seria “queimar filme”, diz GWM

>>Ford Ranger Raptor é ridícula | Impressões