A Ford tem uns projetos bem doidos quando pensa fora da casinha, e o mais novo é a Maverick 300T, uma picape que chega para chamar atenção no SEMA Show, o maior evento de carros modificados do mundo, realizado em Las Vegas, EUA. A montadora pegou sua picape mais acessível e transformou em um brinquedo de pista, com motor de Mustang, peças da divisão Ford Performance e garantia oficial de fábrica.
A Maverick 300T usa o mesmo motor 2.0 EcoBoost, mas a Ford trocou o turbocompressor original por um turbo maior, o mesmo usado no Mustang 2.3 EcoBoost — versão de entrada do muscle car no mercado norte-americano que tem 315 cv.
Além disso, a Ford adicionou um intercooler Mishimoto, peça de arrefecimento feito para carros de alto desempenho, projetado para resfriar o ar comprimido que sai do turbocompressor, e uma reprogramação ProCal 4. O resultado é uma potência estimada de 300 cv e 43,8 kgfm de torque, quase 50 cv a mais que a Maverick original.



Embora seja um projeto criado para o SEMA, a Ford confirmou que uma versão de produção será vendida em 2026, com garantia de três anos. Essa alteração é legalizada em 50 estados dos EUA, mas cada um tem sua regulamentação própria para modificações, o que quer dizer que a homologação depende da região. O kit completo só vai ter garantia se a instalação for feita em uma concessionária Ford ou por técnicos certificados.
Peças da Ford Performance e visual exclusivo
A Maverick 300T não é só potência. Ela também recebeu componentes da divisão esportiva Ford Performance, como barras estabilizadoras, buchas, amortecedores e kit de rebaixamento. Pelas fotos, os fãs da marca vão perceber que as rodas são emprestadas de algum modelo — sim, vem do Mustang Mach-E GT, com 20 polegadas.

A dianteira também ganhou spoiler da Air Design, saídas de ar nos para-lamas e um escapamento Borla esportivo com ponteiras em preto cromado. O visual é finalizado com adesivos 300T no capô e nas portas, logotipos da Ford Performance e detalhes em bronze, inclusive na inscrição Maverick da tampa traseira.
O conjunto usa pneus esportivos Michelin Pilot Sport 4S no evento, mas a Ford recomenda utilizar Pirelli P Zero Elect para quem quiser levar o projeto para as ruas.

E se você já acha que a Maverick comum raspa com facilidade, a Maverick 300T tem suspensão rebaixada em 10 mm na dianteira e 30 mm na traseira. Isso ajuda o caráter esportivo, mas claro que no Brasil não seria a melhor opção para quem procura uma picape.
A Maverick 300T será exibida até o dia 7 de novembro no SEMA e serve como prévia de uma versão oficial que pode ser vendida. O objetivo geral de todo esse projeto é recriar o conceito famoso no EUA chamado de street truck, que não são nada menos que picapes pequenas, potentes e divertidas de dirigir, como as que fizeram sucesso nos anos 1990 e 2000.
E no Brasil?

Por aqui, a Ford Maverick é vendida atualmente em duas versões. A Maverick Black, com motor 2.0 turbo de 253 cv, custa R$ 219.900 e Maverick Tremor, com suspensão mais alta e pneus All-Terrain, que custa R$ 239.900. A marca também prepara o lançamento da Maverick Hybrid em breve.
Acha que seria legal ter uma Ford Maverick 300T no mercado brasileiro? Compartilhe sua opinião nos comentários!



