Ao vivo
Home » Destaque » Ford Everest estreia com V6 diesel para destruir reinado do Toyota SW4

Destaque

Ford Everest estreia com V6 diesel para destruir reinado do Toyota SW4

SUV derivado da nova geração da Ford Ranger, o novo Everest quer o lugar de destaque global que o Toyota SW4 tem

4 min de leitura

Anteriormente restrito somente a mercados asiáticos, o Ford Everest de terceira geração finalmente se tornará global. SUV derivado da Ranger, ele quer o posto de rei do segmento que hoje pertence ao Toyota SW4, vendido em alguns países como Fortuner. Por isso, as chances de o Everest ser vendido no Brasil são grandes, para também brigar com o Chevrolet Trailblazer.

Enquanto Hilux, S10 e Ranger são oferecidas aqui no Brasil e globalmente, seus equivalentes SUVs têm menor atuação mundial. Exemplo disso é que o Ford Everest nunca foi comercializado por aqui, deixando para o Toyota SW4 e para o Chevrolet Trailblazer, além do Mitsubishi Pajero Sport esse segmento.

A Ford não oficializa, mas existem chances de que o SUV de 7 lugares seja feito na Argentina. A promessa é que o Everest se torne mais global nessa geração, seguindo os passos do Toyota SW4. Para isso, ele ficou mais sofisticado, tecnológico e mais próximo da Ranger. Tanto que dessa vez a dianteira e interior são idênticos.

Ford Everest 2023 [divulgação]
Ford Everest 2023 [divulgação]

Nova era

O que muda no Everest para a Ranger é da coluna B para trás. Entre-eixos foi reduzido em relação à Ranger, mas as portas traseiras são maiores para facilitar a acomodação dos passageiros na terceira fileira de bancos. Na traseira, lanternas horizontalizadas e conectadas são a nova moda entre os carros da Ford e que também marcam presença no SUV.

Compartilhando a cabine com a Ranger, o Everest oferece central multimídia de 10,1 polegadas na versão Ambiente, junto de um painel de instrumentos de apenas 8 polegadas. As versões Trend, Sport e Platinum usam central multimídia de 12 polegadas, mas somente a Platinum tem painel de instrumentos de 12,4 polegadas.

Ford Everest 2023 [divulgação]
Ford Everest 2023 [divulgação]
Os dois tipos de central multimídia são na vertical e contam com sistema SYNC 4A (enquanto a Ranger brasileira recentemente regrediu para o SYNC 2,5). Com esse sistema, há conexão permanente com internet para atualização do carro e da central, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de GPS embarcado.

As versões Sport e Platinum trazem bancos dianteiros ventilados e aquecidos, mas a regulagem elétrica em 10 posições só está presente no modelo de topo. Na versão Platinum, a última fileira de bancos é dobrada eletricamente. Contudo, todos os Everest contam com nove airbags, incluindo um inédito entre motorista e passageiro.

Toyota SW4
Ford Everest 2023 [divulgação]

V6 com regalias

O SUV rival do Toyota SW4 ainda traz piloto automático adaptativo com função stop & go, assistente de manobra evasiva, frenagem autônoma de emergência, frenagem total pós-colisão, alerta de ponto cego e assistente de reboque.

Na motorização, o Ford Everest conta com um diferencial importante frente aos rivais Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport: motor V6 diesel. O 3.0 seis cilindros em V bebedor de diesel será o mais potente da gama e será usado também pelas novas Ranger e Volkswagen Amarok.

Toyota SW4
Ford Everest 2023 [divulgação]
Haverá ainda opção de um 2.0 quatro cilindros biturbo diesel. Sem potência ou torque revelados, a Ford só se adiantou em dizer que ambos os motores terão câmbio automático de dez marchas como padrão. Além disso, tração 4×4 será de série somente nas versões Sport e Platinum, enquanto Ambiente e Trend são 4×2.

>>Supervan? Ford Transit pode ganhar versão de 310 cv com tração 4×4

>>SW4 gigante: Toyota apresenta novo Sequoia com motor híbrido de 443 cv

>>Ford Ranger 2022 ganha versão Raptor com motor turbo de 288 cv

YouTube video

 

3 comentários em “Ford Everest estreia com V6 diesel para destruir reinado do Toyota SW4”

  1. Marcelo Oliveira

    Ah sim… e quem vai deixar de comprar uma SW4 da Toyota pra comprar uma novidade da Ford, correndo o risco de a qq momento a marca retirar o produto do mercado??

  2. John

    Eu corri esse risco na ranger e vendi até mais caro, vale a Pena. Sw4 só é estetica pois tbm tenho uma

    • Jorge Oliveira

      Concordo. Toyota confia no nome para vender carros mais caros e com menos itens de série. Se comparar a Hilux com Ranger e S10, vai notar isso.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar