Destaque

Ford Ranger 2023 perde equipamentos, mas terá versão FX4 da Maverick

Para segurar as pontas antes da chegada da nova geração, Ford Ranger ganha reforços (mas também perdas) na linha 2023

Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]
Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]

Chega às concessionárias da Ford no Brasil a linha 2023 da Ranger. Mas ela ainda não está completa. A marca do oval azul anunciou a inédita Ranger FX4, uma nova versão que vai aumentar a gama e que tem inspiração no pacote visto na Maverick vendida no Brasil. Contudo, as versões já em linha perderam itens de série.

As versões XLS 4×4, Black e Storm perderam o ar-condicionado digital de duas zonas, sendo trocado por um manual de apenas uma zona. A central multimídia SYNC 2,5 com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay também passa a equipar as três versões. Contudo, as versões XLT e Limited seguem com a SYNC 3 com mais funções e tela melhor.

A Ranger Black também perdeu o painel de instrumentos com duas telas de 4,2 polegadas, passando a ser equipada com o cluster mais simples das versões de entrada. Em contrapartida, a versão XLT ganhou banco do motorista elétrico e ajuste manual de lombar. Como não poderia deixar de ser, os preços subiram.

Ford Ranger Storm [Auto+ / João Brigato]
Ford Ranger Storm [Auto+ / João Brigato]
A versão XL Cabine Dupla foi a que mais sofreu com aumento: foram R$ 21.300 adicionais que chutaram seu preço para R$ 234.390. Na versão cabine simples, o aumento foi de R$ 17.200. Já a XLS teve reajuste de R$ 9.800 com tração 4×2, enquanto a 4×4 encareceu R$ 10.100. Nas temáticas Black e Storm o reajuste foi de R$ 8.600 e R$ 11.400, respectivamente.

Por fim, a versão XLT está R$ 14.800 mais cara, ao passo que a Limited subiu R$ 15.000. Vale lembrar que as Ranger XL, XLS e Black usam motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel de 160 cv e 39,3 kgfm de torque. O câmbio (sempre com seis marchas) é manual na XL, enquanto a XLS e a Black usam uma caixa automática.

Ford Ranger Limited [divulgação]
Ford Ranger Limited [divulgação]
Já as versões Storm, XLT, Limited e a futura FX4 trazem motor 3.2 cinco cilindros turbo diesel com 200 cv e 47,9 kgfm de torque. Aqui, a tração é sempre 4×4 e o câmbio automático de seis marchas. Detalhes sobre a Ranger FX4 não foram revelados, mas ela terá pegada off-road tal qual a Storm, mas será mais cara e mais sofisticada.

Ford Ranger 2023: preços e versões

XLS Cabine Dupla 4×2 AT – R$ 213.590
XL Cabine Simples 4×4 MT – R$ 220.390
Black Cabine Dupla 4×2 AT- R$ 222.690
XL Cabine Dupla 4×4 MT – R$ 234.390
Storm 4×4 AT – R$ 257.590
XLT 4X4 AT – R$ 294.890
Limited 4X4 AT – R$ 319.990

>>Supervan? Ford Transit pode ganhar versão de 310 cv com tração 4×4

>>Nova Ford Ranger ganha versão Raptor com motor turbo de 288 cv

>>Maverick vs. Toro vs. Ranger: qual picape vale mais o preço?