Destaque

Ford F-150 terá duas versões e motor de Mustang no Brasil

Rival da RAM 1500, nova Ford F-150 desembarcará oficialmente no Brasil finalmente depois de anos de espera

Ford F-150 Lariat Sport [divulgação]
Ford F-150 Lariat Sport [divulgação]

Promessa é dívida e a Ford F-150 será um dos dez lançamentos que a marca afirmou que serão feitos no Brasil em 2023. Com a Maverick Hybrid já praticamente pronta, a próxima da fila deverá ser sua irmã gigantesca, como revela o manual do proprietário já disponível no site da Ford, que revelou alguns segredos.

Descoberto por nossos colegas do Motor1, o manual da Ford F-150 no Brasil revela que ela terá duas versões por aqui: Lariat Sport e Platinum. Lá fora, a versão Lariat Sport traz detalhes em preto e para-choque na cor da carroceria, seguindo bastante o estilo empregado na RAM Classic Laramie Night Edition.

Já a Platinum exibe cromados por todos os cantos, inclusive na parte inferior do para-choque. Essa foi a versão escolhida pela Ford para mostrar publicamente a F-150 pela primeira vez no Brasil no ano passado. A foto do manual revela a versão Tremor de estilo off-road. Mas, ao menos por enquanto, ela não será vendida por aqui. 

Ford F-150 Platinum [divulgação]
Ford F-150 Platinum [divulgação]
O que já era esperado era o motor V8 do Mustang. O 5.0 a gasolina entrega 405 cv e 56,7 kgfm de torque, exatamente 5 cv a mais e torque idêntico ao 5.7 HEMI V8 da RAM 1500 e da Classic no Brasil. Ao contrário das rivais, a F-150 terá transmissão automática de dez marchas, duas a mais que as picapes da RAM.

Vale lembrar que a Ford não oferecerá a F-150 diesel no Brasil pois recentemente tirou esse motor de linha nos EUA. Além disso, caminhonetes precisam levar pelo menos 1 tonelada na caçamba para serem habilitadas e usar motor diesel. No manual, a F-150 Lariat Sport registra capacidade de carga de 728 kg e a Platinum leva até 681 kg.

Ford F-150 Lariat Sport [divulgação]
Ford F-150 Lariat Sport [divulgação]
A lista de equipamentos deverá ser divulgada junto das versões e pode sofrer alteração em relação ao que é oferecido nos EUA. Vide o exemplo da Maverick Lariat que é oferecida no Brasil com itens de série que são opcionais nos EUA. O que é certo é que a F-150 (e a Maverick híbrida) estreia antes da nova geração da Ranger, marcada para o 2º semestre.

>>Ford Maverick: testei a picape por um mês e 2.000km | Avaliação

>>Nissan considera fazer uma rival para Ford Maverick e Fiat Toro

>>BYD quer comprar fábricas da Ford no Brasil e na Alemanha