Antes de se animar, saiba que a chance é zero de o novo Ford Focus 2022 ser importado para o Brasil. Apresentado na Europa, a quarta geração do hatch médio foi renovada após quatro anos de mercado com um claro objetivo: voltar a crescer nas vendas e atacar o Volkswagen Golf (e também o Peugeot 308).
Faz um certo tempo que o Focus deixou de ser o principal carro da Ford na Europa, passando esse papel para o SUV médio Kuga (vendido nos EUA como Escape). Apesar disso, ele segue com seu justo peso no portfólio da marca, por isso concentrou boa parte das novidades na parte tecnológica.
O novo Focus agora é equipado com sistema SYNC4, sendo o primeiro carro da Ford a trazer o sistema. Segundo a marca, ele é mais intuitivo, rápido e traz suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A tela agora tem 13,2 polegadas e incorporou o sistema de ar-condicionado, que agora é controlado pelo display.

Volta para a grade
Ponto de maior mudança estética está na dianteira do Focus 2022. O logotipo da Ford saiu do capô e voltou para a grade frontal, como não acontecia desde a geração anterior. Ela tem formato mais agressivo e ovalado. Cada versão tem um desenho interno diferente, sendo a ST com colmeias, Active com filetes verticais e Titanium ainda não revelada.
![Ford Focus ST 2022 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/ford_focus_st_417_edited-750x450.jpg)

Focus 1.0
De olho na eficiência energética, o Focus 2022 tem motor 1.0 três cilindros turbo com duas opções de potência: 125 cv e 155 cv. É impressionante pensar que um motor 1.0 tem mais potência que o 1.4 TSI (150 cv) da Volkswagen usado em diversos modelos aqui no Brasil. Segundo a Ford, esse motor pode chegar a 21 km/l de média.
Há como opção transmissão manual de seis marchas ou uma nova caixa de dupla embreagem com sete marchas e que promete não ter os mesmos problemas do PowerShift. Para os amantes do diesel, o Focus oferece motor 1.5 EcoBlue com 95 cv ou 120 cv. A transmissão também é manual de seis marchas ou automática tradicional com oito marchas.
![[divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/10/ford_focus_st_343_edited-750x450.jpg)
>>Inédito Ford Equator Sport é o possível substituto do Territory
>>Ford apresenta seu primeiro Volkswagen rebatizado: volta da Autolatina?
>>Só com o C4 Cactus, Citroën vende mais que a Ford no Brasil

![Ford Focus ST 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/ford_focus_st_6011_edited-1200x721.jpg)

Agora a Ford criou coragem,fez Focus corasojo de 280 CV muito bom ?
Depois que tive o desprazer de ter um Focus Titanium com o sistema pawershift, nunca mais compro outro carro da Ford meu carro modelo 2014 me incomoda até hoje, inclusive encontra-se estragado no momento em uma concessionária aqui no Rio Grande do Sul na cidade de Santa Maria esperando a troca do módulo da caixa de transmissão que pela segunda vez me deixou na estrada sem contar que ao invés de resolver o problema que já é conhecido como crônico pela própria Ford eles reprogramaram o módulo ao invés de efetuar a troca, vindo a causar o mesmo transtorno,sem contar que não tem nem previsão para concertar o carro pois um módulo novo pode demorar mais de 40 dias para ser substituído, segundo a autorizada não se tem esse módulo em estoque nem previsão de receber,se você não quiser gastos como guincho, deslocamento com viagens pois a autorizada mais perto fica a 150km e todo um transtorno físico e menta não compre carros da Ford ,Pois é lamentável , sem contar a caixa de direção que bate mais que uma escola de samba , enquanto isso o cliente que ande de ônibus… E a Ford nem aí pra vc… decepção total !