Ao vivo
Home » Destaque » Ford não quer mais que concessionárias vendam carros em breve

Destaque

Ford não quer mais que concessionárias vendam carros em breve

Ideia da Ford é seguir a Tesla e vender seus carros pela internet e usar as concessionárias como centros de reparos e serviços

3 min de leitura

A internet rapidamente transformou nossa maneira de comprar as coisas, especialmente durante a pandemia. E a Ford já tomou ciência de que o futuro do carro não é mais a concessionária e nem mesmo os modelos 100% elétricos. Por isso, a marca prepara uma grande revolução e que vai afetar suas concessionárias.

Segundo o CEO da Ford, Jim Farley, ao Detroit Free Press, a marca quer vender seus carros pela internet, não mais por revendas. É exatamente a mesma maneira que a Tesla comercializa seus veículos hoje. Mas para isso, não haverá mais qualquer tipo de possibilidade de negociação: o preço do carro é aquele e ponto.

A Ford estima que seu atual sistema de concessionárias gera um custo extra de US$ 2 mil por carro quando comparado ao sistema da Tesla. Por isso, o plano é criar sistemas de entregas feitos diretamente pela fábrica, permitindo maior personalização dos modelos e menor custo logístico.

Ford F-150 Lightning [divulgação]
Ford F-150 Lightning [divulgação]
Isso significa, porém, que as concessionárias vão morrer? Não. A Ford planeja torna-las algo a mais. Além dos reparos e revisões já corriqueiras, as revendas também se tornarão locais para demonstração de novos modelos e tecnologias. Algo como uma loja da Apple, por exemplo.

Como os carros novos e geridos por muita eletrônica poderão ter novos sistemas e habilidades adquiridas depois da compra, a Ford quer que as concessionárias sirvam como demonstração desses elementos e também façam a venda deles. Assim, elas se tornariam complementos do que a marca já faz, ao invés de uma extensão.

Ford F-150 [divulgação]
Ford F-150 [divulgação]
Outro ponto que Farley tocou é sobre modelos elétricos. “Se você é dono de uma picape Super Duty e puxa 4.500 kg no reboque no meio do gelo do Alaska, um carro elétrico é uma solução terrível e as baterias são muito pesadas”. Ou seja, a Ford ainda vê com bons olhos o segmento de carros a combustão, mas sabe que precisa também dos elétricos para seu futuro.

>>Dona da Jaguar Land Rover compra fábrica da Ford e fará carros elétricos

>>Ford terá de pagar R$ 33 milhões a vítima de acidente em Mustang

>>Ranger FX4 ficou a um passo de ser a Ranger definitiva | Avaliação

YouTube video

6 comentários em “Ford não quer mais que concessionárias vendam carros em breve”

  1. Wal Dornellas

    Está certo que os fabricantes precisam se adaptar às tendências de mercado, mas não há dúvidas que a Ford está completamente perdida nessa história toda.

    • Norival de Souza Cavalcante

      Olha a contratação do seu comentário, você concorda com a evolução, mas ataca a Ford por fazer isso. Haterismo é f…

  2. V.Silva

    Logo, logo ela vai falir e desaparecer.

    • Norival de Souza Cavalcante

      Só se for seu cérebro que vai falir kkkkkk

  3. Valentim Terra

    E o teste drive deve ser ppr simulador também kkkkkkkk

  4. John

    Adorei! Talvez com isso os preços diminuam por vários fatores.

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar