Destaque

Geely, dona da Volvo, usará fábrica da Renault no Brasil

Acordo firmado entre Geely, Renault e Saudi Aramco prevê o uso de fábricas e centros de desenvolvimento de ambas as marcas pelo mundo

Renault Mégane e Geely Xing Yue [divulgação]
Renault Mégane e Geely Xing Yue [divulgação]

Depois de uma passagem turbulenta e bem esquecida no Brasil, a Geely pode voltar em breve e com ajuda da Renault. Recentemente as duas marcas assinaram um acordo de cooperação para desenvolvimento de motores híbridos, a combustão e compartilhamento de plataformas e auxílio na criação de novos carros.

Mas o que o Brasil tem haver com isso? Segundo apuração da Reuters, Geely e Renault compartilharão 17 fábricas ao redor do mundo, sendo oito da francesa e nove da chinesa. Dentre as plantas da Renault, estão unidades na América Latina, Europa e Turquia. O Brasil é um grande centro da francesa na América Latina, o que faz sentido a planta local ser usada.

Além disso, Renault e Geely compartilharão centros de pesquisa e desenvolvimento, sendo que um dos principais da marca francesa na América Latina fica aqui no Brasil. Na Coreia do Sul, a Samsung, pertencente à Renault, começará a usar plataformas da Geely para fazer seus modelos e esse compartilhamento se estenderá a outros modelos.

Geely Hao Yue [divulgação]
Geely Hao Yue [divulgação]

A volta dos que já foram?

Com isso, é possível que em um futuro não tão distante tenhamos modelos da Renault com motores híbridos desenvolvidos pela Geely ou modelos da marca chinesa sendo fabricados em São José dos Pinhais, no Paraná, de onde hoje saem Kwid, Stepway, Logan, Duster, Master (e diz a Renault que ainda o Captur). 

A parceria entre as duas marcas contemplará 40% do negócio para a Renault, outros 40% para a Geely e os 20% restantes nas mãos da Saudi Aramco. É esperado que essa parceria renda mais de 5 milhões de motores a combustão ou híbridos produzidos por ano, sem contar os carros com base e tecnologias compartilhadas. Será que dessa vez a Geely volta ao Brasil de vez?

Renault Espace [divulgação]
Renault Espace [divulgação]

>>Flagra: Renault Duster de terceira geração estreia em 2024

>>Os 10 carros automáticos 0km mais baratos do Brasil

>>GWM terá novo Haval no 2º semestre: Poer e Tank só em 2024