Destaque

Honda CR-V 2023 é lançado com traseira de Volvo e virá ao Brasil

Maior, mais sofisticado e com novo motor híbrido, Honda CR-V 2023 será o modelo mais refinado da marca japonesa no Brasil

Honda CR-V Sport Touring [divulgação]
Honda CR-V Sport Touring [divulgação]

Antes do Jeep Compass dominar o segmento de SUVs médios no Brasil, o Honda CR-V e o Chevrolet Captiva eram o grande sonho daqueles que já tinham mais grana do que um SUV compacto poderia oferecer. Mas de uns tempos para cá ele ficou apagado no mercado, tanto que a reestilização durou poucos meses. Só que isso vai mudar.

O novo Honda CR-V 2023 acaba de ser lançado nos EUA e já tem passaporte carimbado para o Brasil. O melhor de tudo é que ele virá híbrido para fazer frente ao Toyota RAV4 e ao Volvo XC60. Aliás, por falar em Volvo XC60, a intenção da Honda é tão forte de brigar com o SUV escandinavo que o novo CR-V copiou a traseira dele.

Basta ver a foto abaixo com o novo Honda CR-V e o Volvo XC60: impossível não dizer que são idênticos. É tradição do CR-V ter lanternas na coluna, mas o desenho do elemento lateral moldado pela caixa de roda mais larga e a régua que corta uma faixa da tampa do porta-malas é impossível não dizer que não é a cara da Volvo.

A dianteira, por outro lado, é inconfundivelmente Honda. Faróis finos de LED são cortados por uma barra cromada, que sustenta a grade frontal retangular e larga. Como no novo Civic, as linhas do CR-V 2023 são mais simples e limpas, com volumes e frisos bem marcados, mas paralelos, no lugar das linhas ousadas e fluidas de antes.

Honda CR-V Sport Touring [divulgação]
Honda CR-V Sport Touring [divulgação]
Isso ajudou o modelo a parecer mais sofisticado – algo necessário já que ele se posiciona entre os maiores SUVs médios do mercado. Papel de SUV médio de entrada da Honda agora pertence ao ZR-V. Por dentro as influencias do Civic continuam com saídas de ar integradas e central multimídia flutuante.

Honda CR-V Sport Touring [divulgação]
Honda CR-V Sport Touring [divulgação]
Já a tradição do CR-V em ter console central alto do tipo bandeja segue inalterada. Ele ganhou novo volante exclusivo e painel de instrumentos parcialmente digital herdado do Accord. Para alguns mercados haverá versões de sete lugares, seguindo a tendência que outros modelos também estão adotando.

Eletrificado

A nova gama de motores também é bastante interessante. Para os EUA, o CR-V terá as versões EX e EX-L com motor 1.5 quatro cilindros turbo de 190 cv. Já as variantes Sport e Sport Touring virão com o novo sistema híbrido e:HEV da Honda usado em Accord e Civic. No CR-V o 2.0 quatro cilindros aspirado combinado a um par de motores elétricos entrega 204 cv.

Honda CR-V Sport Touring [divulgação]
Honda CR-V Sport Touring [divulgação]
Para o Brasil, está escalado o Honda CR-V híbrido. Contudo, ainda não sabemos se a versão escolhida é a Sport, Sport Touring, as duas ou alguma variante específica para o nosso mercado. Preços e mais informações sobre o SUV serão reveladas futuramente.

>>Volvo domina venda de carros elétricos no Brasil em 2022

>>Dona da Volvo cria nova marca de caminhonetes para brigar com a Ford

>>Se cuida Volvo XC40: pré-venda do BMW iX3 M Sport sai por R$ 475.950