![Creta [Auto+ / João Brigato] Creta [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Hyundai-Creta-Platinum-Turbo-29_edited-990x556.jpg)
“Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Esse clichê ditado popular talvez nunca tenha sido tão bem aplicado no mundo automotivo como ultimamente tem acontecido com Hyundai e BMW. Sempre que uma dessas marcas lança um novo carro, elas movimentam discussões acaloradas nas redes sociais.
Repare que a grande maioria dos comentários sempre julga aquele carro como feio. E logo em seguida um debate começa com defensores fervorosos da marca ou até mesmo pessoas que se sentiram agradadas por aquele design. Mas há uma grande questão: Hyundai e BMW estão certíssimas em lançar carros feios.
A lógica das redes
Existe uma explicação muito lógica para isso e em diversos fatores. Como comecei a falar das redes sociais, vou começar por elas. Todos esses ambientes virtuais entendem que, quando mais comentário um post possui, maior o seu engajamento. Portanto, é um conteúdo relevante e que deve ser levado a mais pessoas.
Vira notícia
As redes sociais acabam por se tornar somente a ponta do iceberg. Porque como aquele carro se torna muito falado nas redes sociais, também se torna pauta nos sites de notícia e canais no YouTube. Pessoas querem saber mais sobre ele, entender que tipo de carro é e o porquê de tantas críticas.
Questão de afirmação
Uma marca não vive de redes sociais e de notícias para vender seus carros, ainda que elas ajudem a alcançar novos públicos. Só que o carro é um produto passional, ainda que tenha seu lado racional. As pessoas querem transmitir uma imagem ao andar com aquele carro nas ruas. E quem se parece com os demais não se destaca.
O modelo antigo era bonito sim, mas com visual tão genérico que poderia ser vendido por qualquer outra montadora. Para tanto, existem mais SUVs compactos com fórmula estilística bastante semelhante e que mal se diferenciam. Na realidade, a categoria hoje tem o Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen Nivus como os únicos realmente fora do padrão.
“Eu sei que as pessoas odeiam”
Caso da BMW é ainda mais complicado. Dentro do segmento de luxo, onde a tríade alemã domina é preciso muito mais para se destacar. Os consumidores migram de uma marca para outra facilmente e a recente ameaça de marcas como a Genesis tem feito pressão sobre a BMW.
Exatamente isso que anda sendo feito pela marca alemã. O SUV XM poderia ser somente uma interpretação do Porsche Cayenne por parte da BMW. Mas não. Ele é ousado, diferente, tem grade frontal enorme, dois logotipos no vidro traseiro e traseira de cupê. Ou no caso do iX. Por que alguém compraria um SUV elétrico da BMW quando existe um Tesla?
Final das contas
Números não mentem. O Hyundai Creta tem vendido mais desde que a atual geração estreou, assim como aconteceu com o HB20. Já a BMW segue como a marca de luxo mais vendida do Brasil e de diversos lugares no mundo. Mesmo diante de tanta polêmica, os carros chamam atenção, o consumidor vê e gosta.
>>Hyundai Creta 1.0 turbo: a história do HB20 se repete | Avaliação
>>Flagra: Hyundai Creta pode ganhar versão esportiva N no Brasil?
>>Flagra: Hyundai HB20 2023 seguirá polêmico e com seta no para-choque