Destaque

Hyundai CAOA venderá no Brasil híbrido que já morreu lá fora

Por R$ 229.900, Hyundai Ioniq será vendido pela Hyundai CAOA no Brasil, mas o modelo já saiu de linha em outros países

Hyundai Ioniq [divulgação]
Hyundai Ioniq [divulgação]

Com produção encerrada em julho, o Hyundai Ioniq já saiu de linha em diversos países que o comercializavam. Mesmo assim, a CAOA conseguiu dar um jeito de trazer algumas unidades para o Brasil por R$ 229.900. Ou seja, os compradores do primeiro Hyundai híbrido a ser vendido no nosso país terão em mãos um carro defasado, mesmo 0km.

Segundo informações do Jornal do Carro, o Hyundai Ioniq será oferecido no Brasil em versão única, recheado de itens de série e somente na versão híbrida tradicional. Antes de sair de linha, ele contava com variantes híbrida tradicional, híbrida plug-in e totalmente elétrica. O nome Ioniq agora é usado pelos modelos totalmente elétricos da Hyundai.

Debaixo do capô, o Hyundai Ioniq conta com motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 105 cv e 15 kgfm de torque combinado a um motor elétrico de 60 cv. Ao todo, ele oferece 141 cv e 27 kgfm de torque – mais do que a Toyota entrega em Corolla e Corolla Cross com seus 122 cv de potência combinada.

Hyundai Ioniq [divulgação]
Hyundai Ioniq [divulgação]
Esse conjunto é exatamente o mesmo do Kia Niro, que começou a ser vendido agora no Brasil. E, tal qual seu primo, traz transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas. É algo bem diferente do padrão entre modelos híbridos tradicionais, que tendem a usar transmissão CVT em nome da eficiência.

Hyundai Ioniq [divulgação]
Hyundai Ioniq [divulgação]

Prius da Hyundai

Podendo ser descrito como o Toyota Prius da Hyundai, o Ioniq tem o mesmo formato de hatch com traseira bem inclinada do rival. Contudo, não traz aquele estilo polêmico com lanternas escorridas e nem interior exótico demais. São linhas mais contidas, como parte da antiga identidade visual da Hyundai. Nada ousado, mas ainda assim elegante e bonito.

Hyundai Ioniq [divulgação]
Hyundai Ioniq [divulgação]
A cabine traz o mesmo volante do HB20, mas com base achatada. Central multimídia alta é a mesma do Creta, incluindo os botões na parte inferior. Já o painel de instrumentos é digital de verdade. Ainda não é conhecida a lista de itens de série, mas a Hyundai CAOA, que cuida da parte de importados da Hyundai, costuma apostar em carros bem recheados.

>>VW Gol despenca em setembro e Hyundai HB20 sobe

>>Flagra: CAOA Chery Omoda 5 vai ser rival do Fiat Fastback?

>>Kia Niro híbrido chega ao Brasil para brigar com o Corolla Cross