Destaque

Hyundai Creta de 2ª geração tem 6 frentes diferentes no mundo

Visual controverso do Hyundai Creta fez com que a marca sul-coreana tenha feito seis variações visuais diferentes para ele

Desenho do novo Hyundai Creta [reprodução]
Desenho do novo Hyundai Creta [reprodução]

Pode-se dizer que o Hyundai Creta é um SUV de mil faces…ou melhor, seis. Prestes a ganhar mais uma reestilização, o SUV compacto é um projeto global para mercados emergentes e, desde que ganhou sua segunda (e polêmica) geração, a Hyundai tratou de produzir seis visuais diferentes para ele.

A estratégia de criar pequenas diferenciações visuais para cada país em que o carro é vendido é algo bastante comum. Em geral, são mudanças sutis de para-choque, detalhes de pintura ou até de tipo de grade. Mas o Creta já está em outro nível, visto que, neste momento, as seis dianteiras são produzidas ao mesmo tempo. Conheça todas.

Creta Original

Vendido no México, Índia, África do Sul e Emirados Árabes, o Creta original, por assim dizer, é mais polêmico. A grade frontal tem desenho estilo cascata, se assemelhando aos SUVs maiores da Hyundai. O conjunto de faróis divididos é igual ao que temos por aqui, mas o para-choque conta com estilo mais manso, dando destaque excessivo à grade.

Na traseira, a parte superior das lanternas é conectada por um plástico preto, que tenta emular uma continuação das lanternas. Elas têm três pontos luminosos, igual ao nosso modelo. Além disso, o para-choque é igual.

Brasileiro

Apesar de ter esse visual adotado em outros países, o Brasil foi o primeiro a trazer mudanças fortes no estilo do Hyundai Creta. O nosso SUV tem grade frontal menor, com desenho de diamante. O para-choque dianteiro conta com entradas de ar maiores, além de luzes de seta e neblina também de maior porte.

A grade frontal tem elementos em 3D e é sempre pintada em cinza – exceto na versão de entrada que conta com desenho diferente e acabamento interno em preto brilhante. Na traseira, nada de lanternas conectadas, deixando o estilo um pouco mais limpo e menos esquisito. 

Grand Creta

Versão de sete lugares do Hyundai Creta também tem frente diferente. Para deixar claro que se trata de um modelo diferente, a marca sul-coreana mexeu no para-choque. Ou seja, os faróis divididos seguem lá, assim como o capô vincado. A grade é maior, com elementos 3D e parte central conectada aos faróis, que recebem uma ligação em preto.

A traseira é diferente por conta da área esticada. Só que, diferentemente do Creta de cinco lugares, o modelo alongado chega a ser sem graça. A lanterna tem formato genérico e é ligada por um friso cromado. Nenhuma ousadia como acontece com a versão de cinco lugares, surpreendentemente.

Tucsonzinho

Vendido atualmente na África do Sul, Emirados Árabes e Vietnã, o Creta adotou estilo inspirado no Tucson. A grade frontal conta com elementos de desenho igual aos dos LEDs diurnos, os quais, quando desligados, se confundem com a grade. Ela forma um elemento grande em X, onde na parte mais fechada, se concentram os faróis de verdade.

O interior e a traseira passaram a ser os mesmos do Creta brasileiro, o que causa estranheza. Afinal, a frente ficou mais quadrada e parruda, com estilo próximo ao Tucson, mas a traseira segue com as esquisitas lanternas divididas. 

N Line

Apresentado no Brasil, o Hyundai Creta N Line tem estilo bem polêmico, mas marca mais uma dianteira para o SUV compacto. A grade frontal é bem mais larga, contando com prolongamentos para além do formato do modelo original. Com isso, os faróis são abraçados por ela e há uma entrada de ar que parece vir do capô, mas ainda é a grade.

Na traseira, o modelo recebe lanternas escurecidas e para-choque bem diferente. O estilo mais esportivo ajuda a diminuir a polêmica quanto ao visual do SUV, que até ganhou saída dupla de escape para evidenciar a pegada mais esportiva do N Line.

Novo indiano

Apresentado nesta semana, o novo Hyundai Creta indiano mostrou uma abordagem visual completamente diferente para o SUV. As linhas arredondadas saem de cena em favor de uma pegada mais quadrada e parruda. O estilo é inspirado nos SUVs subcompactos da marca, como Venue, Casper e Exter. 

Os LEDs diurnos agora ficam na parte superior, sendo conectados por uma barra luminosa, enquanto os faróis principais estão no meio do para-choque. A grade é feita de elementos retangulares que parecem 3D. Na traseira, o Creta ganha lanternas conectadas com desenho em L, replicando o que foi feito nos faróis. 

Qual desses visuais do Hyundai Creta você mais gosta? Conte nos comentários.

>>Novo Creta tem imagens oficiais divulgadas pela Hyundai

>>Kia e Hyundai encontram solução contra roubos dos carros

>>Hyundai diz que seus carros são melhores do que os chineses