Destaque

Hyundai HB20 europeu ganha visual que não temos no Brasil

O Hyundai i20, que é basicamente um primo europeu do nosso HB20, passa pela primeira reestilização e traz um visual que não existe no Brasil

Hyundai i20 [divulgação]
Hyundai i20 [divulgação]

Por alguns anos, aqui no Brasil o Hyundai HB20 foi alvo de polêmicas por conta de seu design muito ousado, sendo comparado inclusive a um bagre em razão do formato da grade dianteira. Mesmo agora com uma recente reestilização, continua envolvido em polêmicas de design, algo que não acontece tanto com seu primeiro europeu, o Hyundai i20. Ele, inclusive, acaba de ganhar sua primeira reestilização desta atual geração.

Pequenas modificações

Ao contrário do Hyundai HB20 que nós conhecemos por aqui, que precisou mudar bastante o seu design em pouco tempo de mercado, o modelo equivalente na Europa (i20) teve alterações bem discretas no seu visual. A dianteira agora elimina o símbolo da marca na grade e o posiciona logo acima dela.

Falando nisso, ela agora é pintada em black piano e traz novos detalhes de acabamento. O para-choque ficou ligeiramente mais esportivo, com novo desenho para o espaço que geralmente abriga os faróis de neblina. Já na traseira, as lanternas passam apenas por uma mudança na luz de seta, que incorpora uma máscara na cor laranja, e não mais transparente.

O para-choque também mudou na parte de trás do Hyundai i20, agora trazendo linhas bem mais horizontais. Ele continua sendo pintado em black piano, mas passou a abrigar os elementos refletivos na parte superior. O detalhe inferior pintado em prata também é uma novidade.

Mais refinado e equipado

O Hyundai HB20 brasileiro não traz um painel totalmente digital em nenhuma versão, mas esse é um equipamento que está disponível como opcional no i20. Lá na Europa ele tem um tamanho de 10,25”, assim como a central multimídia, que também engloba o sistema BlueLink.

Hyundai i20 [divulgação]
Hyundai i20 [divulgação]
Pelo menos os sistemas de segurança são semelhantes nos dois modelos, ao menos quando falamos do HB20 mais caro, o Platinum Plus. No i20 também há sensores de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática, sistema de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.

A diferença é que o hatchback europeu da Hyundai também inclui um sistema chamado de Smart Cruise Control. Baseado no sistema de navegação do veículo, o recurso consegue antecipar curvas ou retas nas rodovias, ajustando a velocidade automaticamente para uma condução mais segura. Da mesma forma, o sistema de som BOSE infelizmente não é ofertado em nosso país.

Hyundai i20 [divulgação]
Hyundai i20 [divulgação]

Motorização melhor

Outra diferença para o nosso Hyundai HB20, é que o i20 tem opções de motores eletrificados. Um sistema híbrido-leve de 48V está disponível para o motor 1.0 TGDI, este que entrega 100 cv ou 120 cv. Já a transmissão é de dupla embreagem com 7 marchas ou manual de 6 velocidades.

Hyundai i20 [divulgação]
Hyundai i20 [divulgação]

>> Hyundai Exter sem camuflagem consegue ser mais estranho que o HB20X bagre

>> Hyundai HB20 e HB20S encarecem até R$ 1.200 na linha 2024

>> Novo Hyundai Exter é revelado para enfrentar o Citroën C3