Destaque

JAC Yiwei 3 tem visual retrô e promete 600 km de autonomia

Novo hatch totalmente elétrico da JAC faz parte da nova família de modelos Yiwei que tem estilo inspirado nos GWM Ora

JAC Yiwei 3 [divulgação]
JAC Yiwei 3 [divulgação]

Nos últimos anos, uma nova tendência de design envolvendo carros elétricos chineses despontou. Modelos com visual simpático, que abusam de linhas redondas e nitidamente são inspirados em modelos como VW Fusca e Mini Cooper, têm surgido com força. A Ora, marca da GWM, foi a primeira a fazer isso e agora a JAC entrou na onda.

Inaugurando sua nova linha de produtos Yiwei, que será constituída por dois SUVs, um hatch e um sedã, o JAC Yiwei 3 apresenta uma proposta mais refinada e tecnológica em relação ao E-JS1. O modelo usa base D1, que é nova dentro da JAC e teve ajuda da Volkswagen no desenvolvimento.

Dobro do E-JS1

Segundo a marca chinesa, o Yiwei 3 terá uma versão de 600 km de autonomia. Contudo, registros feitos no ministério de patentes da China revelam que haverá também variantes com autonomia de 305 km, 405 km e 505 km. O modelo contará com opções de motor dianteiro de 95 cv ou 135 cv. Velocidade máxima é limitada a 150 km/h.

JAC Yiwei 3 [divulgação]
JAC Yiwei 3 [divulgação]
Vale lembrar que o JAC E-JS1 vendido no Brasil conta com motor de 62 cv e 15,3 kgfm de torque. Além disso, a autonomia é de 302 km no ciclo NDEC ou de 161 km na nova medição brasileira. Os números do Yiwei 3 são divulgados no ciclo NDEC. Só que o novo modelo será bem mais caro que o carro elétrico mais barato do Brasil.

Na China, é esperado que o Yiwei 3 custe entre 100 mil e 150 mil yuan, algo pairando entre R$ 72 mil e R$ 108 mil. Lá, o E-JS1 é comercializado entre 59,9 mil e 74,9 mil yuan – convertido em R$ 43 mil a R$ 54 mil. Só que o pequenino elétrico chega por aqui a R$ 145.900. Se o Yiwei 3 vier, provavelmente sairá por mais de R$ 200 mil.

JAC Yiwei 3 [divulgação]
JAC Yiwei 3 [divulgação]

Fusca com Mini Cooper

Visualmente o modelo abusa das linhas redondas e limpas. Não há vincos marcados e todas as superfícies são curvadas. Os faróis redondos com borda de LED e projetor na parte interna lembram os do Mini Cooper, enquanto o capô sorridente com vinco central tem um quê de Fusca. 

Na traseira ele traz lanternas redondas e o nome EV3 em inglês, enquanto em chinês Yiwei 3 aparece. É possível que JAC EV3 seja seu nome para mercados internacionais. Tal qual o E-JS1, ele não tem limpador no vidro traseiro. As opções de cores para a carroceria seguem tons pastéis, assim como no interior. 

No modelo divulgado pela JAC, o Yiwei 3 trazia couro marrom contrastando com detalhes em branco. Ele traz uma gigantesca central multimídia com bordas finas nunca antes vistas em outros modelos de produção. O painel de instrumentos também é digital com bordas finas. Tal qual os carros da GWM, ele tem câmera para reconhecimento facial.

>>Renault Kwid E-Tech prova que carro elétrico é caro | Avaliação

>>Mortos no Brasil, Chery Tiggo 3X e JAC T40 mudam de visual

>>Panamera elétrico da GWM chega à Europa. Mas vem ao Brasil?