Destaque

Jeep Grand Cherokee chega ao Brasil híbrido por R$ 569.990

Com apenas 29 km de autonomia elétrica, Jeep Grand Cherokee desembarca no Brasil trocando o diesel pela eletricidade

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Grande ícone dos anos 1990, o Jeep Grand Cherokee de quinta geração finalmente chegou ao Brasil. Lançado lá fora em 2021, o modelo tenta compensar o longo atraso com boa dose de luxo e motorização eletrificada. A partir de agora, não haverá mais versão diesel do cultuado SUV, que chega em variante única por R$ 569.990.

Motor, câmbio e consumo

Expandindo a gama 4xe da Jeep no Brasil, que até então contava só com o Compass 4xe, o Jeep Grand Cherokee 4xe é equipado com o mesmo motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina da Ram Rampage. São 272 cv e 40 kgfm de torque. Contudo, ele é combinado a um motor elétrico na dianteira e outro na traseira.

O motor dianteiro é mais fraco, com 44 cv e 5,4 kgfm, contra 135 cv e 27 kgfm do traseiro. Em modo elétrico, o Grand Cherokee é impulsionado pelo motor traseiro. Contudo, em conjunto temos 380 cv e 64,9 kgfm de torque gerenciados pela transmissão automática de oito marchas.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

A autonomia é bem restrita: apenas 29 km de acordo com o ciclo INMETRO, que é bastante pessimista. A Jeep declara oficialmente 19,3 km/l na cidade ou na estrada, tanto faz, desde que esteja com baterias carregadas. Quando a eletricidade se esvai, são 8,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada.

Medidas

Com ângulo de ataque de 25,7° e de saída de 26,6°, o Grand Cherokee 4xe preserva as conhecidas capacidades off-road que se esperam de um Jeep. O modelo aguenta imersão de até 61 cm e apresenta tração 4×4 mesmo quando a bateria está vazia – ao contrário do Compass 4xe que perde a capacidade off-road quando descarregado.

Na fita métrica, o SUV grande marca 4,91 m de comprimento, 1,79 m de altura, 1,96 m de largura e 2,96 m de entre-eixos. O porta-malas carrega 580 litros de bagagem, sendo um dos maiores da categoria. Ao contrário do Commander, ele leva somente cinco pessoas. 

Itens de série

Na lista de equipamentos, o Jeep Grand Cherokee 4xe chega ao Brasil com oito airbags, porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, chave presencial, bancos dianteiros com regulagem elétrica, aquecimento e resfriamento, retrovisores elétricos com aquecimento e memória, carregador de celular por indução e sensor de chuva.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Há ainda volante com ajuste elétrico e aquecimento, vidros com isolamento acústico, cortinas na fileira traseira, faróis full-LED com acendimento automático, rodas de liga-leve de 20 polegadas, piloto automático adaptativo com função stop and go, sistema de manutenção em faixa, câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Há ainda central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, head-up display de 10 polegadas, central multimídia extra para o passageiro com tela de 10,25 polegadas, painel de instrumentos digital, retrovisor central com câmera, sistema de som com 8 altofalantes e subwoofer, além de alerta de tráfego cruzado e alerta de ponto cego.

Cores e garantia

No Brasil, o Jeep Grand Cherokee será vendido em apenas quatro cores totalmente sem graça: Preto Diamond, Prata Zynith, Cinza Baltic e Branco Bright. Para a garantia, são 3 anos sem limite de quilometragem. Contudo, as baterias recebem 5 anos de proteção ou 100 mil km rodados. 

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

>>Jeep Commander Overland é um dos melhores SUVs do Brasil | Avaliação

>>Toyota prepara Grand Corolla Cross contra Jeep Commander

>>Rival do Jeep Commander, Chery Tiggo 9 tem imagens registradas