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Mas já? Jeep mata o Commander, mas não é o modelo brasileiro

Fim da joint venture entre GAC e Jeep coloca fim ao Commander, mas fique tranquilo que esse não é o modelo vendido no Brasil

3 min de leitura

Assim como a Chevrolet tem quatro modelos com o nome Blazer no mundo, a Jeep tem dois Commander. Ou melhor, tinha. O fim da joint venture entre a chinesa GAC e a Stellantis colocou fim Jeep Commander chinês. Modelo que, apesar do mesmo nome que o brasileiro e de também ter sete lugares, nada tem relação com o nosso.

Com a morte do Jeep Commander chinês, o brasileiro passa a ser o único modelo da Stellantis com esse nome vendido no mundo inteiro. Só não é o único Jeep de sete lugares porque recentemente o Grand Cherokee ganhou a versão L com assentos extras e a dupla Wagoneer e Grand Wagoneer já nasceu com bancos no porta-malas.

Criada em 2010, quando ainda era necessária que uma marca internacional se associasse a uma chinesa, a FCA-GAC era a junção de uma parcela de marcas do grupo Fiat Chrysler, hoje Stellantis e a chinesa Guagzhou Automobile Group (GAC). A ruptura aconteceu depois de a joit-venture falir a Fiat por lá e nunca conseguir fazer a Jeep decolar.

Jeep Grand Commander [divulgação]
Jeep Grand Commander [divulgação]
“Chegamos à conclusão que era melhor fechar a joint venture. A Jeep vai continuar a fortalecer sua oferta de produtos na China com uma linha de veículos eletrificada e modelos importados”, declarou a Stellantis em comunicado à Reuters. Ou seja, é o fim do Jeep Commander.

Comandos do Commander

Ele era o único carro da Jeep fabricado exclusivamente na China. Diferentemente do nosso Commander, o deles foi vendido entre 2018 e 2020 em variante de cinco lugares, mas há dois anos traz apenas o Grand Commander com sete lugares. O nosso usa base Small Wide de Renegade, Compass e Toro. O deles é feito sobre a Compact Wide do Cherokee e da Chrysler Pacifica.

[divulgação]
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Isso gera uma diferença nítida de porte. O chinês mede 4,87 m no comprimento, 1,89 m na largura e 1,73 m na altura. Isso significa que ele é 8 cm maior que o nosso Jeep Commander no comprimento, 5 cm mais largo e 5 cm mais baixo. Comum entre os dois modelos está somente o nome e a transmissão automática de nove marchas.

Só que durante sua vida, o Jeep Commander chinês foi vendido somente com motor 2.0 quatro cilindros aspirado a gasolina. Contudo, ele trazia uma versão híbrida que o nosso SUV não tem. O sistema é diferente do 4xe do Compass, sendo gerenciado por uma transmissão CVT.

[divulgação]
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De 2018 a 2021, o Jeep Commander alternativo vendeu 43.039 unidades, o que é considerado um fracasso para o mercado chinês. Enquanto isso no Brasil, desde que foi lançado em agosto de 2021, o Jeep Commander vendeu 13.372 unidades, segundo dados da Fenabrave.

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9 comentários em “Mas já? Jeep mata o Commander, mas não é o modelo brasileiro”

  1. Ljk

    Kkkkkkkkk Daqui a 1 ano esse carro saí de linha também…. Já vai tarde.

  2. gyuhi

    Em breve a Jeep vai tira esse carro de linha Já tinha informações que ele já íria Deixar de ter o motor 1.3 turbo…. Opinião sincera vai ficar puto com isso aí.

    • Gilberto Costa

      Problema deles!! Puxa saco da jeep

    • Original Vip

      O mau do brasileiro e ficar esperando sair carro novo pra trocar pelo mesmo modelo, por isso as montadoras vendem carro caro e todo ano sai caro novo.

      • Marcus

        Mas se sai carro novo todo ano, então não tem como evitar isso… É um procedimento normal, quem já tem carro, principalmente em bom estado, vale a pena esperar o lançamento do modelo novo.

    • Central dos Galpoes

      O Commander brasileiro e show. Tenho um , o carro e muito bom.

  3. Guss

    Acho difícil sair de linha no Brasil, afinal é um modelo novo, compartilha a mesma plataforma do compass, e tem fila de espera!

  4. Fabinho

    SUVs e Crossovers são moda aqui no Brasil. Tem suas qualidades mas nunca terão a pureza, a dirigibilidade, pegada na mão e prazer ao dirigir de um automóvel. Não troco um hatch, sedan ou perua por um SUV.

  5. Original Vip

    Ainda vou comprar um carro do meu gosto pra ficar uns 10 anos com ele.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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