
Na China, quanto mais modelos uma marca tiver, melhor. Prova disso é que a maioria das montadoras conta com uma infinidade de sedãs e SUVs, muitas vezes equivalentes. Esse é o caso do Volkswagen Lamando, que não passa de um Jetta com roupagem mais esportiva. Agora em segunda geração, ele ganhou o sobrenome L e conviverá com o modelo antigo.
Construído sobre a plataforma MQB Evo da oitava geração do Golf, o Lamando L chama atenção pelo estilo bastante esportivo. É um contraste com a abordagem mais careta do Jetta vendido no Brasil. São 4,78 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,46 m de altura, além de entre-eixos de 2,73 m.
Isso faz do Volkswagen Lamando L um cupê de quatro portas 7 cm mais longo que o Jetta, 4 cm mais largo e 1 cm mais alto, além de contar com entre-eixos espichado em 5 cm. Ou seja, porte intermediário entre o Jetta (vendido como Sagitar na China) e o Passat (comercializado como Magotan por lá).
Haverá ainda uma versão 2.0 TSI em breve. Isso servirá para dar uma pimenta a mais na performance, já que os 0 a 100 km/h em 8 segundos do modelo 1.4 TSI não são tão impressionantes para um modelo com pegada visual nitidamente esportiva.
![Volkswagen Lamando L [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2022-volkswagen-lamando-l-cn-1_edited-750x450.jpg)
Audi A5 da Volkswagen
Por falar em visual, o Lamando L foge bastante de algumas fórmulas já manjadas da Volkswagen. A dianteira tem capô baixo e bem vincado, que dá destaque para a barra e logo luminosos. Os faróis arredondados com estilo agressivo formam um olhar forte ao Lamando. Já a grade frontal em forma de sorriso tem pequenos pontos cromados que o destacam.
Portas sem molduras deixam claro que o estilo é de cupê, enquanto os vincos laterais mais fortes deixam a lateral mais interessante. A traseira com queda suave traz esportividade junto do aerofólio moldado diretamente na tampa. Lanternas conectadas lembram as do Nivus, mas ele conta com o logo em vermelho e iluminado.
>>Volkswagen Amarok 2023 terá motor V6 diesel da Ford
>>VW T-Cross dobrou de preço: veja carros que mais encareceram em 2021
>>Volkswagen mata o icônico sedã Passat, mas perua Variant sobreviverá