Destaque

Kia faz despedida do Stinger fazendo EV6 chorar

Com o fim da produção do primeiro esportivo legítimo da Kia, o Stinger, marca passa o bastão para o EV6 GT

Kia EV6 GT e Stinger [divulgação]
Kia EV6 GT e Stinger [divulgação]

Semelhante à ação da Volkswagen em que o Gol passava a bola para o Polo, a Kia decidiu fazer um vídeo mostrando como ficará agora sua linha de esportivos. Com a morte já anunciada do elogiadíssimo Stinger, o papel de Kia esportivo passará ao elétrico EV6 na versão GT. O vídeo apela tanto ao coração, que a Kia fez o EV6 chorar.

As imagens mostram o Stinger e o EV6 conversando sobre seus números de performance, premiações que receberam ao longo da vida até que resolvem juntos dar uma volta na pista. É nítido o tom de brincadeira usado no vídeo em que o Stinger tenta se sentir superior ao EV6 GT, mas perde em todos os números.

O esportivo de tração traseira conta com motor 3.3 V6 biturbo com 373 cv e 52 kgfm de torque. Na versão de tração traseira, chega aos 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima de 240 km/h. Já a versão com tração integral acelera até os 270 km/h, mas aumenta o tempo de 0 a 100 km/h para 5,4 segundos. 

Seu sucessor indireto, o Kia EV6 GT, por outro lado, deixa o modelo a combustão comendo poeira. Ele conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, entregando 585 cv e 75,5 kgfm de torque. Mesmo sendo um carro mais pesado, ele atinge os 100 km/h em 3,5 segundos – mais rápido que qualquer Stinger já feito. A velocidade máxima é de 260 km/h.

É interessante que o Stinger diz ter sido o Kia mais rápido da história quando foi lançado – título roubado pelo EV6 GT. Por fim, o vídeo termina com um show de ambos na pista fazendo curvas de lado e deslizando a traseira alegremente, até que o Stinger aparece no reflexo do farol do EV6, enquanto o elétrico “chora” emocionado.

Kia EV6 GT e Stinger [divulgação]
Kia EV6 GT e Stinger [divulgação]
Apesar de poucos lembrarem, o Kia Stinger já foi vendido no Brasil e algumas raras unidades podem ser encontradas no mercado de usados. Já o EV6 é promessa antiga da marca, tanto que o Auto+ o testou com exclusividade no ano passado. Resta saber se a versão GT virá para o Brasil ou somente o modelo de tração traseira, como testamos. 

>>Volkswagen Polo Track aguenta o tranco do Gol | Impressões

>>Kia Carnival deveria ser a nova princesa da Disney | Avaliação

>>TikTok que ensina a roubar carros da Hyundai e Kia gera recall