Ao vivo
Home » Destaque » Lembra do Kia Soul? Ele ganhou novo visual, mas ficou mais lento

Destaque

Lembra do Kia Soul? Ele ganhou novo visual, mas ficou mais lento

Terceira geração do Kia Soul é raridade no Brasil, mas o misto de hatch com SUV agora tem novo visual e menos potência

3 min de leitura

O Kia Soul já foi o grande representante da marca sul-coreana. Descrito como o carro design pela Kia, o misto de hatch com SUV, o qual ninguém consegue encaixar em uma categoria, passou por mudanças visuais que o deixaram mais esportivo. Mas o corte de versões importantes mostra que talvez o Soul não seja mais a alma da Kia.

Antes da reestilização, a Kia havia ampliado a gama de versões do Soul com visual diferente. Havia o Turbo com preparação mais esportiva e motor 1.6 turbo, enquanto a X-Line trazia um certo ar de SUV a ele. As duas foram cortadas, enquanto o Soul elétrico não teve nenhum tipo de pronunciamento da Kia se ele continua ou não.

O que há de concreto é apenas a variante com visual normal do Soul vendida nas versões LX, S, EX, GT-Line e GT-Line Tech. Todas elas são equipadas com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 150 cv e 18,2 kgfm de torque. Outra baixa foi na opção de câmbio manual para o mercado norte-americano, deixando o Kia apenas com a transmissão CVT.

Kia Soul 2023 [divulgação]
Kia Soul 2023 [divulgação]

Fora da moda?

Ousado como sempre, o Kia Soul se renovou para ficar mais esportivo e atraente, mas deixou de seguir uma moda que até alguns de seus irmãos adotaram. Os faróis, que passaram a ser divididos nessa geração, foram unificados na reestilização. Dependendo da versão, há iluminação de LED ou lentes simples alógenas.

O para-choque agora tem uma larga abertura de ar com os elementos que formam o visual nariz de tigre típico da Kia. A adição de dois filetes em L na cor prata combina com os X na mesma cor na parte interna da grade. Atrás as lanternas ganharam novos contornos de LED e o para-choque agora traz saída de escape central e refletores verticais.

Kia Soul 2023 [divulgação]
[divulgação]
Por dentro poucas mudanças: nova central multimídia com tela maior, volante com logotipo novo e opções diferentes de cores e texturas. Nas versões mais caras, o Kia Soul pode contar com sistema de som Harman/Kardon que traz luzes de LED pulsantes que seguem o ritmo da música.

Não há planos, por enquanto, de que o Kia Soul volte a ser vendido no Brasil.

Kia Soul 2023 [divulgação]
[divulgação]

>>Mitsubishi Eclipse Cross 2023 busca um lugar ao luar | Impressões

>>Kia terá picape média diesel, gasolina e elétrica contra Toyota Hilux

>>Kia EV6 é melhor que todos os Kia já vendidos no Brasil | Impressões

YouTube video

1 comentário em “Lembra do Kia Soul? Ele ganhou novo visual, mas ficou mais lento”

  1. Pale ale

    Kia soul não faz falta nenhuma no nossoercado…Suvizado..!!

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar