Kia Tasman pode ser o nome da caminhonete diesel 4x4 corena

Enquanto Hyundai briga com Ford Maverick no segmento intermediário, Kia vai atrás de Toyota Hilux e Ford Ranger

Kia EV9 GT-Line [divulgação]
Kia EV9 GT-Line [divulgação]

Nos últimos meses, nomes de caminhonetes têm sido o grande mistério no Brasil. A Stellantis finalmente revelou que a picape fruto do projeto 291 se chamará Ram Rampage. E agora, o nome da primeira caminhonete diesel 4×4 da Kia pode ter sido revelado. A rival de Ford Ranger e Toyota Hilux pode se chamar Tasman.

O nome foi descoberto pelo site Carsguide por meio de registro de patente feito pela Kia na Austrália, Nova Zelândia, Uruguai, Costa Rica e França. Ou seja, há planos de vender a caminhonete média na Oceania, América Latina e Europa. O Brasil, destino popular para picapes médias, pode estar nos planos da Kia e do grupo Gandini, que representa a marca.

Ainda há poucas informações sobre a possível Kia Tasman. O que sabemos até agora foi o que a marca confirmou de antemão: ela terá construção tradicional chassi sob carroceria para brigar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 / Colorado, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier / Navara e Mitsubishi L200 Triton.

Caminhonete Kia [Autospy]
Caminhonete Kia [Autospy]
O modelo contará com motor diesel como usina de força principal, mas alguns mercados podem receber motorização a gasolina. Uma variante híbrida é cogitada, visto que a Toyota já trabalha nisso para a próxima Hilux e há grandes chances de que Ranger e Amarok também sejam parcialmente eletrificadas muito em breve. 

Além da Tasman

A Kia também trabalha em mais duas caminhonetes para o mercado internacional, mas totalmente elétricas. A dupla, que não terá relação direta com a Tasman, será lançada até 2027. Elas devem contar com construção monobloco e nome alfanumérico seguindo o padrão de EV6 e EV9 (da foto de abertura da matéria). 

Caminhonete Kia [Autospy]
Caminhonete Kia [Autospy]
A Kia Tasman é esperada para 2025 com lançamento prioritário na Austrália, visto que a divisão local suplica há anos para a marca coreana por um carro com caçamba. América Latina e Europa devem receber o modelo no final do mesmo ano ou em 2026. Esperamos que ela venha ao Brasil, esquentando a briga do segmento mais movimentado do momento.

>>Ford Maverick Hybrid está longe do lugar comum | Avaliação

>>Hyundai Santa Cruz ganha versão Night e deixa Brasil babando

>>Kia Picanto 2024 encarna o espírito de chihuahua sobre rodas