Destaque

Lotus Emeya estreia com 900 cv para brigar com Tesla, Porsche e BYD

Com alta potência e promessa de uma autonomia grande, o Lotus Emeya pretende conquistar os compradores de Model S, Taycan Turbo e Han

Lotus Emeya amarelo parado de frente no deserto com montanhas ao fundo
Lotus Emeya [Divulgação]

A Lotus abraçou de vez a eletrificação. Seu novo carro, o sedã elétrico de luxo Emeya, foi apresentado em Nova York, e tem como missão encarar duas referências no mundo elétrico de alto desempenho: o Tesla Model S e o Porsche Taycan Turbo. Além de tentar fisgar compradores do BYD Han.

O Emeya, anteriormente conhecido como Tipo 133, é um sedã elétrico de quatro portas que promete oferecer tecnologia de ponta e design aerodinâmico. Com sua grade frontal ativa, inspirada no SUV Eletre, o veículo é capaz de reduzir o arrasto e melhorar a eficiência quando a grade está fechada. Além disso, possui um spoiler frontal ativo, um difusor traseiro inspirado em carros de corrida e um aerofólio traseiro ativo para maximizar a força descendente em curvas e na pista.

Uma característica notável do interior do Emeya é o uso de materiais sustentáveis. A Lotus é pioneira ao utilizar um novo tipo de fio derivado de resíduos de algodão provenientes das indústrias de moda e vestuário para o estofamento do compartimento de passageiros. Essa abordagem não apenas oferece uma forma luxuosa e sustentável, mas também reduz o peso em comparação com o couro tradicional.

Lotus Emeya [divulgação]
Lotus Emeya [divulgação]

Além dos materiais sustentáveis, o interior do Emeya apresenta tecnologias avançadas. Um sistema de som surround 3D da KEF com cancelamento de ruído oferece uma experiência sonora imersiva. Sensores de vibração instalados na parte externa detectam o movimento dos pneus e da suspensão, permitindo que algoritmos gerem sinais acústicos para reduzir interferências. O motorista também desfruta de um head-up display de realidade aumentada de 55 polegadas para acesso rápido a informações importantes, espelhos digitais e módulos LiDar.

O Emeya utiliza a mesma plataforma do SUV Eletre, a Bespoke Electric Premium Architecture (EPA), derivada da Sustainable Experience Architecture (SEA) da Geely (dona da Volvo). A expectativa é que o sedã ofereça uma autonomia similar a do Eletre, que pode percorrer 600 km no ciclo WLTP. Sua bateria de 102 kWh pode ser carregada a 350 kilowatts, adicionando 100 km de autonomia em apenas cinco minutos.

Lotus Emeya [divulgação]
Lotus Emeya [divulgação]

Em termos de desempenho, o Emeya está à altura dos supercarros. Com 905 cv, o sedã acelera de 0 a 100 km/h por hora em cerca de 3 segundos, com velocidade máxima limitada a 255 km/h. A transmissão de duas marchas canaliza toda essa potência para as quatro rodas, enquanto a suspensão ajustável analisa a estrada à frente 1.000 vezes por segundo.

A produção do Emeya está programada para começar em 2024 na fábrica da Lotus em Wuhan, China, de propriedade da Geely. A empresa planeja revelar mais detalhes no fim deste ano. 

Lotus Emeya [divulgação]
Lotus Emeya [divulgação]

Gostou do novo Lotus Emeya? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Porsche 911 GT3 RS tem todo vento ao seu favor | Impressões

>> Viih Tube dá a Eliezer do BBB um Chevrolet Equinox de presente

>> Tesla copiou o BYD Seal em reestilização do Model 3?