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Marca da Toyota é acusada de mentir sobre segurança nos carros

Maré de azar da Toyota no Japão traz um novo capítulo: um escândalo envolvendo mentiras da Daihatsu sobre seus carros

Daihatsu Copen [divulgação]
Daihatsu Copen [divulgação]

Vivendo uma verdadeira maré de má sorte no Japão, a Toyota teve os holofotes apontados para ela por conta da Daihatsu. A subsidiária especializada em carros de baixo custo e kei cars é acusada de mentir sobre a segurança de seus modelos. A situação é tão tensa que foram flagradas modificações para fraudar crash-tests.

Segundo reportagem do Carscoops, a Daihatsu teria feito reforços estruturais nas portas de alguns carros antes de validações de crash-tests em órgão responsáveis. Além disso, a marca diz que um modelo específico de airbag é instalado no carro, mas a bolsa usada na vida real é muito inferior.

Como resultado, a Toyota suspendeu todas as vendas e exportações de carros da Daihatsu para todo o mundo. A japonesa está caçando os problemas que, segundo investigações, afetam modelos desde 1989, contemplando 64 carros diferentes. Investigações internas feitas pela fabricante do Corolla já começaram.

Daihatsu Taft [divulgação]
Daihatsu Taft [divulgação]

Daihatsu no mundo Toyota

A Daihatsu é um importante braço da Toyota, tendo vendido 1,1 milhão de carros em 2022, sendo 40% só para exportação. No Japão, a Daihatsu é dona de 30% do segmento de kei-cars. No volume anual total da gigante japonesa no mundo, a Daihatsu corresponde a 4%. Contudo, diversos modelos da Daihatsu são vendidos em outros países como Toyota. 

Isso é só a cereja no bolo de azar da Toyota em 2023 no Japão. Em maio, a marca teve um vazamento de dados de 2 milhões de clientes depois de um erro no seu servidor. Já em agosto, a Toyota precisou parar 14 fábricas diferentes por conta de um bug no sistema, perdendo um montante estimado em US$ 356 milhões (R$ 1,74 bilhão).

Daihatsu Hijet [divulgação]

Acha que a Toyota pode fechar a Daihatsu por conta disso? Conte nos comentários.

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