Destaque

Quais são as marcas da GWM e quais virão ao Brasil?

Assim como a Stellantis e a GM, a GWM é um grupo detentor de várias marcas, mas que atua no Brasil como se fosse uma só

GWM Haval H5 PHEV [divulgação]
GWM Haval H6 PHEV [divulgação]

Ainda novata no Brasil, a Great Wall Motors, ou simplesmente GWM, é trabalhada por aqui como uma marca única. Contudo, trata-se de um grupo automotivo detentor de diversas marcas diferentes. É uma equivalência à Stellantis ou à General Motors. Contudo, todas as suas marcas foram criadas, não compradas.

Hoje, o grupo GWM conta com seis marcas ao todo, sendo que só uma delas não será oferecida no Brasil. Tudo começa com a Haval, a marca mais popular do grupo. Antes de ter diversas marcas, a Great Wall vendia seus modelos com o próprio nome. Tanto que Haval era o nome de um SUV da Great Wall.

Contudo, a separação do SUV Haval como marca Haval aconteceu em 2013 com o lançamento de novos modelos. Novas concessionárias foram abertas e separadas dos modelos Great Wall. Hoje, a Haval é vista como a Jeep da China e tem a maior quantidade de modelos de todo o grupo.

GWM Haval Jolion [divulgação]
GWM Haval Jolion [divulgação]

Sofisticando a linha

A segunda marca, a Wey, surgiu em 2017. Ela é o braço de luxo da GWM e será a única a não ser oferecida no Brasil. Ela já surgiu independente, mas com todos os seus modelos baseados nos Haval. Diferentemente da Haval, a Wey tem também modelos que não são SUVs, especificamente falando da minivan Gaoshan.

great Wall
Wey Macchiato [divulgação]

A terceira marca do grupo foi a Ora, lançada em 2018 para fazer só carros elétricos. Mas ela só recebeu a devida atenção recentemente. Seu primeiro modelo, o iQ, era um esquisitíssimo SUV sedã elétrico. Ele foi acompanhado pelo R1 em 2019 e pelo R2 em 2020. Ambos foram tirados de linha em 2022 por conta da renovação total da marca.

Ora 03 Skin Copacabana
GWM Ora 03 Skin Copacabana [Divulgação]

Um aspecto interessante da Ora é que todos os seus carros usam o nome Cat. No Brasil a estratégia não foi adotada e o Good Cat (também chamado de Funky Cat) é nomeado só como Ora 03. Há ainda os modelos Punk Cat, Lightning Cat e Big Cat, enquanto o R1 e o R2, antes de morrerem, foram renomeados como Black Cat e White Cat.

Esse uso do nome de gatos em seus carros se deu por conta na filosofia de um ex presidente da China, Deng Xiaoping, que dizia “não importa se é um gato preto ou um gato branco, desde que consiga capturar um rato, é um bom gato”. 

Lado parrudo

GWM Tank 300 [divulgação]
GWM Tank 300 [divulgação]

Já a Tank  nasceu de um desmembramento da Wey em 2021. Seu primeiro modelo foi o Tank 300, originalmente lançado como Wey Tank 300. Contudo, o modelo parecia tão discrepante do restante da linha que foi separado como marca. Hoje conta com os modelos 300 e 500, ambos cotados para serem vendidos por aqui.

Por fim, a marca mais atual da GWM é a Poer. Criada especificamente para produzir caminhonetes, ela conta atualmente com dois modelos e promete ser a primeira marca da GWM a produzir um carro no Brasil.

Great Wall Poer [divulgação]
GWM Poer [divulgação]

Qual das marcas da GWM é a sua favorita? Conte nos comentários. 

>>Ford comprou caminhonete elétrica da GWM

>>GWM já trabalha para nacionalizar o Haval H6 com motor flex

>>Volkswagen arruma briga com GWM por causa de novo hatch