Ao vivo
Home » Destaque » Mercedes admite que errou com o EQS: “chegou 10 anos antes do que deveria”

Destaque

Não era a hora?

Mercedes admite que errou com o EQS: “chegou 10 anos antes do que deveria”

Visual polarizante do Mercedes-Benz EQS é parte de seu fracasso e marca acredita que eles estava à frente do seu tempo

2 min de leitura

Depois de apenas uma geração, a Mercedes-Benz vai dar fim aos seus modelos elétricos da linha EQ. Isso se dará por conta da eletrificação de seus modelos comuns, que terão versões elétricas e a combustão, além das vendas baixas dos modelos que nasceram para só ter baterias. Como é o caso do Mercedes-Benz EQS.

Em entrevista à revista Autocar, Gorden Wagener, chefe de design da Mercedes-Benz, admitiu que “eu acho que o EQS chegou uns 10 anos antes do que deveria”. Essa afirmação vem por conta do visual muito futurista do modelo, que tem carroceria mais arredondada e baixa que o normal na categoria.

Ele é nitidamente um carro moderno, com telas enormes no interior, estilo mais esportivo e aerodinâmico. Mas os clientes da Mercedes-Benz, ao verem o nome com a letra S, esperavam algo diferente: “muita gente nessa categoria espera por um capô enorme e o status de um carro de chofer. Mas o EQS não é isso, é um carro totalmente diferente”, explica Gorgen.

Mercedes-Benz EQS 53 AMG [Auto+ / Maurício Garcia]
Mercedes-Benz EQS 53 AMG [Auto+ / Maurício Garcia]

Ou seja, a expectativa dos clientes de um Mercedes da linha S era algo mais próximo ao que o Classe S é. Só que o EQS verteu para uma linha mais esportiva e moderna, que não foi o que os clientes buscavam. “Talvez deveríamos ter posicionado ele de uma maneira diferente, como um CLS, Classe S coupé, algo assim”, afirma Gorden. 

Ainda assim, o executivo defende seu design ao dizer que “é um carro muito progressivo, mas não foi originalmente pensado como uma limusine. Essa nunca foi a intenção”. Mas não foi assim que o mercado viu o carro, já que ele era sempre descrito como o Classe S elétrico. Ou seja, parte do fracasso do Mercedes-Benz EQS foi a expectativa criada sobre ele.

Mercedes-Benz EQS 53 AMG [Auto+ / Maurício Garcia]
Mercedes-Benz EQS 53 AMG [Auto+ / Maurício Garcia]

Você gosta do Mercedes-Benz EQS? Teria um desses? Conte nos comentários.


YouTube video

5 comentários em “Mercedes admite que errou com o EQS: “chegou 10 anos antes do que deveria””

  1. Osgood F Teixeira

    Daqui a 10 anos esse carro vai estar completamente obsoleto!!!

    • Kamiza

      Preço absurdo, baixa autonomia, 6x mais caro que carros com autonomia maior… Europeus perdidinhos com carros elétricos dominados por tesla e china

  2. Flávio Heolib

    Meu sonho…..

  3. C

    Eu tenho 1 EQS. Para desportivo acho enorme. Tem uma boa autonomia e é uma máquina a andar … atinge os 100 km/h nuns 2 ou 3 seg. E dá 200 km/h sem stress. Quem não gosta é só dor de cotovelo porque não chega lá

  4. Alexandre

    Claro que tem!!

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar