Destaque

Minivan do Toyota Corolla tem fila de espera de um ano

A Toyota já até aumentou a produção da minivan do Corolla, a Innova Hycross, mas ela vende mais que água em alguns países

Toyota Innova [divulgação]
Toyota Innova [divulgação]

É comum que modelos de sucesso demorem para serem entregues, pois a demanda é alta e isso acontece com a Toyota Innova Hycross, ou minivan do Corolla. O modelo foi lançado no final de dezembro de 2022 e desde então tem feito sucesso onde é oferecido. Só que, a Toyota não está dando conta da sua produção, pois tanto as versões movidas a gasolina quanto as híbridas possuem longas filas de esperas.

Como a tendência atual é pela escolha de modelos híbridos, a Innova Hycross é oferecida em quatro versões diferentes com este conjunto. As mais simples, VX e VXO possuem tempo de entrega de nove até 12 meses. Por sua vez, as variantes mais equipadas ZX e ZXO estão sem prazo para reabertura das reservas. Somente em lugares como a Índia, a minivan tem tido médias mensais de 2.720 unidades comercializadas.

Já que as reservas foram interrompidas, a minivan do Corolla já teve queda no número de entregas. Foi notório a baixa de 4.501 unidades entregues em março deste ano para apenas 1.957 carros entregues em abril de 2023. Os compradores que não tiverem o suporte para terem um modelo híbrido na garagem, podem optar pela Toyota Innova Hycross movido a gasolina. Entretanto, a demora da entrega das versões G e GX varia de quatro até seis meses.

Toyota Innova [divulgação]
Toyota Innova [divulgação]

Crise de semicondutores segue como vilã

Por mais que as vendas da minivan movida a gasolina sejam mais devagar em relação às variantes híbridas, os modelos movidos a combustão venderam entre janeiro e julho deste ano mais de 3.387 veículos. Seria uma média de 565 carros entregues por mês. No caso das versões G e GX da Toyota Innova Hycross, o motor é 2.0 a gasolina e que rende 172 cv. Já as variantes híbridas, o propulsor 2.0 é aliado de propulsores elétricos e desenvolvem 184 cv.

A transmissão é automática do tipo CVT para os carros a gasolina e transmissão e-Drive para os híbridos. Segundo a Toyota, a crise de semicondutores, a qual começou durante a pandemia de Covid-19, ainda afeta sua produção de forma contundente. Por mais que a própria fabricante já tenha aumenta do o nível de produção da minivan em abril de 2023, ainda assim as vendas são maiores. Os preços da minivan do Corolla nas versões a gasolina começam em cerca de R$ 110 mil. Já as variantes híbridas da Innova Hycross partem de R$ 148 mil.

Toyota Innova [divulgação]
Toyota Innova [divulgação]

Você teria essa minivan japonesa? Ou prefere o SUV médio Corolla Cross? Conte nos comentários

>>Presidente da Toyota tem medo de a marca voltar a ser chata

>>Confira os carros de 7 lugares mais baratos do Brasil atualmente

>>Honda Civic passa por embelezamento e vira Dodge Challenger