Destaque

Novo BMW M2 mantém raízes da marca sem grade gigante

Nova geração do menor esportivo da BMW, o M2, traz a experiência raiz da marca e um belo motor seis cilindros

BMW M2 2023 [divulgação]
BMW M2 2023 [divulgação]

Para aqueles que acharam a nova geração do BMW M4 grande demais ou com visual excessivamente polêmico, a marca alemã traz a alternativa perfeita: o novo M2. Menor, com estilo mais contido (mas ainda com suas doses de controvérsia) e com um belo seis cilindros roncador, ele estreia com o espírito raiz da BMW.

Como um bom esportivo alemão, tem tração traseira. Só que, diferentemente de outros tantos modelos que existem por aí, o novo BMW M2 não tem opção de tração integral ou qualquer tipo de auxílio elétrico no motor seis cilindros em linha. É um cupê de tração traseira purista e que pode, até mesmo, ter transmissão manual de seis marchas.

Para divertir qualquer pessoa a cada curva, o novo M2 é equipado com um motor 3.0 seis cilindros em linha turbinado de 459 cv e 56,1 kgfm de torque. Lembrando que a geração anterior tinha 48 cv a menos, mas o torque permaneceu igual. Resultado é que agora ele chega aos 100 km/h em 4,1 segundos na versão manual ou 3,9 segundos no automático de 8 marchas.

BMW M2 2023 [divulgação]
BMW M2 2023 [divulgação]

5 estrelas no drift

Apesar de ter motorização feita do jeito clássico, há muita tecnologia a bordo do novo BMW M2. Mas um dos sistemas mais legais é o M Drift Analyser. Pela central multimídia, o próprio M2 analisa seu drift, mapeando duração, ângulo e distância, além de que modo de condução você usou para isso, dando uma nota de até cinco estrelas pelo feito.

Para os que querem mais precisão, ele conta também com assistente de volta em circuito, fazendo telemetrias diferentes e analisando tempos de volta. O freio é eletronicamente controlável para ser mais sensível ou não diretamente pela central multimídia. Além disso, o diferencial traseiro pode trabalhar em diversos parâmetros diferentes.

BMW M2 2023 [divulgação]
BMW M2 2023 [divulgação]

Mais contido

Não há como falar dos novos BMW sem citar a polêmica do visual. O BMW M2 de nova geração não é tão bonito quanto o antigo, menos ainda que o clássico 1M. Contudo, é menos controverso que o seu irmão M4. Tudo porque dessa vez (e ainda bem) a BMW não apelou para a grade frontal gigantesca.

O M2 é contido nesse quesito, com grade duplo rim de tamanho padrão, acompanhada por entradas de ar quadradas e grandes no para-choque. Capô longo e para-lamas alargados deixam claro que esse não é um modelo pacato da marca. A traseira tem visual estranho já herdado do Série 2 padrão, mas no M2 parece tudo ter se encaixado melhor.

BMW M2 2023 [divulgação]
BMW M2 2023 [divulgação]
Ele traz saída quadrupla de escape em um extrator de ar bem proeminente. Luzes auxiliares e refletores ficam em posição vertical no para-choque. A cabine recebe elementos em fibra de carbono e nas cores da divisão M. Mas o mais legal é o banco tipo concha em fibra de carbono. Ele tem visual de corrida, mas amenidades como ajuste elétrico e muito couro.

Ainda não há data para o novo BMW M2 chegar ao Brasil, mas ele deve ser uma das novidades da marca para o nosso país em 2023.

BMW M2 2023 [divulgação]
BMW M2 2023 [divulgação]

>>BMW Série 3 ganha painel de iX e leve retoque visual no Brasil

>>E se a BMW fizesse uma caminhonete V8 híbrida?

>>BMW XM é rápido, luxuoso e esquisito em grandes proporções