Mais uma chinesa!

Xpeng quer vender carros elétricos no Brasil

Mais uma chinesa se prepara para chegar ao Brasil, mas, diferentemente de BYD e GWM, Xpeng focará em segmentos de luxo

Xpeng P7 [divulgação]
Xpeng P7 [divulgação]

A nova invasão chinesa é real e está acontecendo. Prova disso que é, em 2024, temos confirmada a chegada de Omoda / Jaecoo, Neta, Zeerk, MG e agora a Xpeng. A marca criada em 2014 é uma das mais proeminentes na China e tem até seus carros figurando no game Forza Horizon 5.

Segundo informações do Motor1, a Xpeng já está de malas prontas para o Brasil e vai anunciar em breve quando chegará ao mercado. Diferentemente de outras montadoras chinesas que estão a caminho, segundo a reportagem, a Xpeng será representada por uma empresa local.

Ou seja, a Xpeng seguirá o caminho da Chery, que é controlada pela CAOA e da JAC que está nas mãos de Sergio Habib. Vale lembrar também que a Kia é controlada pelo grupo Gandini, enquanto Mitsubishi e Suzuki são administradas pelo grupo HPE. Todos esses anteriormente citados têm chance de controlar a Xpeng também no Brasil.

Xpeng P5 [divulgação]

Carros grandes

Atualmente, a linha de modelos da Xpeng é formada por dois sedãs, o P5 e o P7 (sendo este presente no Forza Horizon 5), além dos SUVs G6 e G9 e da minivan X9. Todos eles são 100% elétricos e modelos verdadeiramente grandes. O modelo de entrada é o Xpeng P5, um sedã 3 cm mais longo que um Jeep Commander.

Com 4,80 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,53 m de altura, o P5 tem versões com motor dianteiro ou com tração integral. Ele foi o primeiro carro da marca com sistemas avançados de condução autônoma LIDAR. Além disso, tem autonomia de 600 km. Com 8 cm a mais no comprimento, o P7 é o modelo topo de linha da marca.

Elegante e esportivo, traz versões de até 430 cv e autonomia que chega aos 706 km com carga completa. Mas as estrelas da gama devem ser os SUVs. O Xpeng G6 é um SUV de 4,75 m de comprimento e versões com até 487 cv. Ele tem estilo cupê, um contraste com o G9, que é um SUV enorme de 4,89 m de comprimento e arquitetura de 800V.

Você acha que a Xpeng vai fazer sucesso no Brasil? Conte nos comentários.


>>Segredo: MG virá ao Brasil, com direito a fábrica, para peitar BYD

>>Tank 400 é jipe de luxo da GWM confirmado para o Brasil

>>BYD Shark chega em agosto ao Brasil para brigar com Hilux