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Novo Ford Territory virá ao Brasil, mas chega primeiro na Argentina

No exterior chamado de Equator Sport, o novo Ford Territory deverá chegar ao Brasil em breve, mas foi lançado primeiro na Argentina por R$ 304.847

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]

No Brasil, desde o Ford Territory foi lançado, o SUV nunca alcançou vendas empolgantes. Porém, isso pode mudar com a nova geração (lá fora chamada de Equator Sport) que acabou de chegar na Argentina e será lançada em nosso país ainda em 2023.

Nós já mostramos aqui no Auto+ que uma nova geração do Territory está sendo testada pela Ford no Brasil há um tempo. Apesar de ter outro nome em mercados exteriores, por aqui se deduz que essa nova geração deve seguir com o nome utilizado até o momento. Isso porque o lançamento na Argentina acaba de acontecer sem trocar de batismo e essa estratégia se repete em outros países.

Chega de ser uma cópia

A primeira grande mudança que percebemos em relação à geração atual é no design. Agora o Territory tem um DNA dos modelos da Ford, ao contrário do ainda vendido aqui no Brasil que é baseado no chinês JMC Yusheng S330. Nessa geração passada a montadora praticamente só trocou os logotipos e alterou um pouco os para-choques.

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]
Por se tratar de uma nova geração, todo o visual do SUV está bem diferente do anterior, e isso é um ponto positivo para se desprender do chinês que lembra até mesmo um Land Rover Range Rover Evoque. A dianteira agora chama atenção pelo conjunto óptico superior bem afilado e pela grande grade frontal.

Na lateral os vincos são bem trabalhados e sem ficar ousados demais, inclusive marcando as caixas de roda para que elas fiquem mais pronunciadas. Já na traseira, que também é completamente diferente da anterior, chama atenção as lanternas horizontais com iluminação em LED, além do para-choque com design mais arrojado.

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]
O interior, que já era bem sofisticado, agora ganha mais refinamento visual, porém mais minimalista. As linhas são mais horizontais, mas o destaque vai para as duas telas totalmente digitais integradas por um elemento em black piano. Com 12” cada, uma serve para o painel de instrumentos (essa tem 7” na versão SEL) e outra para a central multimídia.

Motor mais eficiente

O novo Ford Territory finalmente trocou o velho motor 1.5 Ecoboost (de origem Mitsubishi) por um bem mais eficiente. Antes entregando somente 150 cv e 22,9 kgfm, agora com o novo propulsor 1.8 Ecoboost, o SUV dispõe de 185 cv e 32,6 kgfm. A transmissão deixa de ser CVT e passa a contemplar um sistema de dupla embreagem com 7 marchas.

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]

Continua bem equipado

Na geração atual o Territory já conta com uma lista de equipamentos recheada, e esse ponto positivo segue no novo modelo. Para a Argentina, a Ford destacou os seguintes itens na versão de entrada SEL: faróis e lanternas em LED, rodas de liga-leve aro 18, ar-condicionado manual com saídas traseiras, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, sensores de estacionamento traseiros, 6 alto-falantes, central multimídia de 12”, painel de instrumentos digital de 7”, piloto automático convencional, 6 airbags, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus e alerta de ponto cego.

Já a opção mais cara Titanium acrescenta retrovisores com rebatimento elétrico e luz de cortesia, rodas de liga-leve aro 19, bancos dianteiros com ajustes elétricos e resfriamento, acabamento em couro perfurado, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, luz ambiente, chave presencial, volante em couro, sensores de estacionamento dianteiros, 8 alto-falantes, painel de instrumentos digital de 12”, teto-solar elétrico panorâmico, assistente de mudança de faixa, alerta de colisão frontal com frenagem automática, piloto automático adaptativo, câmeras 360° e farol alto automático.

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]
Podemos esperar praticamente todos os equipamentos citados em nossa versão brasileiras, mas é possível que outros também sejam incrementados. Assim o modelo ficaria mais páreo com os concorrentes, aumentando suas vendas por aqui.

Porte mais generoso

O tamanho do modelo também mudou nessa nova linha. O Ford Territory agora conta com comprimento de 4,63 m (contra 4,58 m do anterior). A largura permaneceu nos 1,93 m, mas a altura foi de 1,67 m para 1,70 m. O entre-eixos felizmente também cresceu (o que aumenta o espaço interno), pulando de 2,71 m para 2,72 m. O porta-malas que antes era bem pequeno (348 litros) foi expandido para 448 litros.

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]

Novo Ford Territory no Brasil

Conforme já mostramos em nossa matéria do Auto+, a Ford está aplicando um grande desconto nas unidades da geração atual que ainda estão disponíveis no Brasil. Essa atitude pode representar uma grande queima de estoque para a chegada do novo modelo ainda em 2023, ao que tudo indica.

Os indícios ficam mais fortes sabendo que a montadora de origem americana já testa o Equator Sport (novo Territory) no Brasil há vários meses. O nome, inclusive, deve ser o mesmo utilizado na Argentina, ou seja, a nomenclatura continuará a mesma da geração atual. Há também o agravante de a Ford ter prometido 10 lançamentos para 2023 e um deles ter grande chance de ser o novo Territory.

Ford Territory Titanium [divulgação]
Ford Territory Titanium [divulgação]
As unidades do novo SUV serão importadas da China, assim como acontece com a geração atual. Por conta disso, provavelmente não teremos uma linha com várias versões de acabamento, e sim uma ou no máximo duas opções, como a SEL e Titanium que são vendidas na Argentina. Vale lembrar que o atual Territory só tem versão Titanum, mas já foi vendido na SEL também.

No mercado vizinho o modelo está sendo ofertado por 12.676.000 pesos argentinos (R$ 304.847 na conversão direta atual) na versão SEL. Já na mais cara Titanium são 14.690.000 pesos argentinos (R$ 353.282). No Brasil podemos imaginar que o modelo chegue facilmente (ou ultrapasse) a casa dos R$ 250 mil, já que a versão Titanium atual parte dos R$ 219.390.

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