Destaque

Novo Nissan March surge como carro elétrico de corrida

Disfarçado como um autêntico carro de corrida, a nova geração do Nissan March deve ser inspirada pelo conceito revelado pela marca

Novo March
Nissan Concept 20-23 [divulgação]

O Nissan March deixou o mercado brasileiro há alguns anos, mas em outros mercados o modelo atual, que é maior, está perto de ganhar uma nova geração. E as primeiras pistas foram dadas pela marca nesta semana, quando um conceito com visual de carro de corrida foi revelado pela marca japonesa.

Em comemoração ao 20º aniversário de seu estúdio de design em Londres, na Inglaterra, a Nissan revelou um conceito de hatch elétrico chamado 20-23. O estudo de design é caracterizado por um kit de carroceria inspirado em carros de corridas e um interior que ilustra como o minimalismo poderia parecer no futuro distante.

Em sua essência, o 20-23 assume a forma de um hatchback de duas portas, um estilo de carroceria que a Nissan não oferece no mercado europeu desde que a terceira geração do March se aposentou em 2010. 

Nissan Concept 20-23 [divulgação]
Nissan Concept 20-23 [divulgação]

Porém, como é apenas um conceito, certamente essa configuração não seria usada na futura geração do March. O 20-23 tem um para-choque dianteiro bastante pronunciado, além de para-lamas alargados com entradas de ar e uma enorme asa traseira. As rodas parecem ter uma trava central única, como nos carros de corrida, ou usam um elemento por cima dos parafusos para simular o item.

Forma e função no novo March

A Nissan explica que muitos desses acessórios são, teoricamente, funcionais. O ar entra na tomada na frente de cada roda dianteira, resfria os freios dianteiros e sai do outro lado. Da mesma forma, as entradas de ar integradas aos para-lamas reduzem a pressão que tende a se acumular nos poços das rodas.

Nissan Concept 20-23 [divulgação]
Nissan Concept 20-23 [divulgação]

As portas são no estilo tesoura, e se abrem como nos carros da Lamborghini, mas não há nenhum interior no conceito. Apesar de existirem imagens da cabine, elas são apenas imagens feitas por computação, pois o conceito em si só foi construído com a parte exterior.

Não há informações sobre qual seria a suposta  potência do conceito. As informações da marca dizem que o carro acabou sendo projetado levando em consideração a energia da bateria, e que as borboletas montadas atrás do volante permitem ao motorista ajustar o desempenho do trem de força.

De qualquer forma, o 20-23 não deve ser produzido oficialmente, com essas características de carro de competição. Entretanto, as linhas do conceito devem ser aproveitadas no novo Nissan March, como os faróis e lanternas circulares, além de algumas formas da carroceria.

Acha que o novo Nissan March pode ganhar uma versão mais esportiva? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Nissan Versa por R$ 80 mil é o carro 0 km mais barato dos EUA

>> Hyundai finalmente entra no mundo dos SUVs cupês 

>> Moto híbrida da Kawasaki é flagrada durante gravação