Destaque

Novos BMW X5 e X6 mudam discretamente e ficam mais potentes

Marca alemã reestilizou sutilmente a dupla X5 e X6, além de aumentar a potência de todos os motores

Novos BMW X5 e X6 [divulgação]
Novos BMW X5 e X6 [divulgação]

Os novos BMW X5 e X6 foram revelados pela marca alemã. E, por mais que as mudanças visuais sejam discretas, ao menos o desenho não adotou os traços radicais do X7. A reestilização é leve, mas serviu para atualizar a geração atual dos SUVs médios.

Em ambos, os faróis ficaram mais estreitos e a grade ganhou uma atualização no desenho, mas sem crescer de maneira desproporcional. Pela primeira vez, o X5 pode ter iluminação na grade, recurso que já estava presente no X6.

Por falar no SUV cupê, o modelo tornou o pacote M Sport padrão. Com isso, o X6 sempre terá detalhes esportivos, com mais peças pintadas em preto na carroceria, saias laterais exclusivas e saídas de escape em formato trapezoidal. O X5 também pode receber o pacote, mas de maneira opcional.

O interior de ambos também recebeu novidades. A principal é a tela curvada que incorpora o painel de instrumentos digital, de 12,3 polegadas, e a central multimídia, de 14,9 polegadas. A parte negativa desta mudança é que a BMW optou por retirar alguns botões do painel, para que os comandos sejam centralizados na tela do multimídia.

Novos motores

As versões xDrive 40i utilizam o motor 3.0 turbo a gasolina de última geração. Comparado ao anterior, o propulsor teve um aumento de 47 cv, tendo agora 380 cv e 53 kgfm de torque. O motor V8 biturbo de 4.4 litros das versões M60i xDrive do X5 e do X6 também é novo. Sua potência é de 530 cv, com torque máximo de 76,5 kgfm. O sistema híbrido-leve de 48V está presente nos dois propulsores.

Novos BMW X5 e X6 [divulgação]
Novos BMW X5 e X6 [divulgação]
Porém, há as versões híbridas plug-in para os dois SUVs. Todo o sistema utilizado nas configurações xDrive50e foi reformulado. Ele é composto pelo motor de seis cilindros em linha 3.0 turbo e por um elétrico, que rende a potência combinada de 490 cv e torque combinado de 71,3 kgfm.

Por enquanto, não há previsão de quando os novos X5 e X6 chegarão ao Brasil. No mercado internacional, a estreia está marcada para abril deste ano, quando as primeiras unidades deixarão a fábrica, e já como linha 2024.

>> Toyota tira BMW do projeto do Supra, que terá câmbio manual

>> Dacia provoca BMW oferecendo bolsa térmica de graça

>> BMW diz que uma caminhonete não encaixa com sua filosofia