Destaque

Placa Mercosul pode sofrer uma nova alteração

Projeto de Lei que circula na câmara pretende alterar mais uma vez a placa Mercosul para aumentar a segurança

Placa Mercosul pode mudar novamente [divulgação]
Placa Mercosul pode mudar novamente [divulgação]

A placa Mercosul pode passar por uma nova mudança. Ao menos é o que pretende um novo projeto de lei, que quer fazer uma alteração no modelo atual. Com o objetivo de fazer com que os veículos brasileiros voltem a ter o nome da sua cidade de origem estampado em suas placas de identificação traseira e dianteira.

O Projeto de Lei 2406/23 começou a tramitar na Câmara dos Deputados para forçar essa mudança no modelo utilizado atualmente nos veículos brasileiro. Idealizado pelo deputado Luciano Alves (PSD/PR), a minuta prevê alterações no Código de Trânsito Brasileiro para olhar a questão de uma nova forma.

De acordo com o parlamentar, o Contran já estabelece o modelo e especificação das placas de identificação, o que torna possível alterar a placa atual para incluir a cidade de origem sem a necessidade de uma placa nova.

Placa Mercosul tinha brasão dos municípios [divulgação]
Placa Mercosul tinha brasão dos municípios [divulgação]
Dessa forma, objetiva-se diminuir a insegurança, já que de acordo com o deputado, a falta da cidade de origem pode reduzir a segurança dos moradores, pois não permite uma rápida visualização de um veículo que não é daquele município.

Na prática, essa mudança resolve o problema de como identificar veículos suspeitos que circulam em locais distantes de sua cidade de origem, já que o nome indicaria logo o local. Contudo, antes da troca das placas, é preciso saber como seria essa inclusão e como os carros atuais poderiam se adequar ao novo padrão.

Placa Mercosul tinha brasão dos municípios [divulgação]
Placa Mercosul tinha brasão dos municípios [divulgação]
Vale lembrar que quando a placa Mercosul foi implementada, havia a cidade de origem nelas. Porém, para evitar que a placa fosse trocada em caso de mudança de município, o uso do brasão das cidades deixou de ser utilizado. Além disso, havia a promessa de que um sistema único de informações seria feito para os carros, mas isto nunca foi implementado.

Por enquanto, trata-se apenas de um projeto de lei, que ainda precisa ser discutido e aprovado na casa das leis. Dessa forma, resta aguardar para sabermos se a alteração será de fato implementada.

>> Preços dos combustíveis podem abaixar com nova política de valores

>> 5 carros que já saíram de linha, mas ainda compensa comprar

>> Honda HR-V ‘popular’ vai ser mostrado em junho e terá teto solar