Sendo a primeira picape totalmente elétrica da montadora, a RAM 1500 REV acaba de ser completamente revelada no Salão de Nova York. Como destaque o modelo traz uma autonomia de até 800 km, além de um desempenho digno de esportivo. A capacidade de reboque acima das 6 toneladas reforça o lado picapeiro americano.
Chamada de 1500 REV, a nova RAM elétrica terá duas opções de baterias, fazendo com que a autonomia declarada aumente consideravelmente entre elas. De acordo com a marca, a picape é melhor que a concorrência nos pontos que o cliente mais se preocupa, como a autonomia, o tempo de recarga, a capacidade de reboque e a carga útil.
RAM 1500 REV
Com design futurista mas sem grandes exageros, a picape elétrica chama atenção principalmente na dianteira, por conta do conjunto de iluminação. Totalmente em LED, ele invade a grade frontal, que é totalmente fechada. Até mesmo o símbolo da RAM é iluminado na dianteira, trazendo também um novo grafismo mais moderno.
Performance de esportivo, autonomia de compacto
A 1500 REV será oferecida em duas configurações diferentes de conjunto mecânico. O motor elétrico é sempre o mesmo, oferecendo 654 cv e 85,6 kgfm. Já a bateria padrão tem capacidade de 168 kWh, enquanto uma bateria de 229 kWh é opcional.
Essa mudança de bateria altera bastante a autonomia do modelo, que é de até 563 km na primeira configuração e até 800 km com o opcional equipado. O desempenho também é igualmente surpreendente, acelerando de 0 a 100 km/h em somente 4,4 segundos.
Segundo a montadora de origem norte-americana, o carregamento das baterias pode ser realizado rapidamente. A RAM informa que considerando um carregador rápido DC (corrente contínua) de 800 V até 350 kW, 177 km de autonomia são disponibilizados em somente 10 minutos.
Recursos na caçamba
Além de um porta-malas dianteiro com espaço para 425 litros, na traseira a caçamba tem os já conhecidos RamBox, compartimentos de carga que ficam nas laterais. Assim como nas outras picapes da marca, eles possuem drenagem, iluminação, fechadura e tomada de 115 V.
Interior refinado
Por estar posicionada em um segmento premium, o interior da 1500 REV é bem refinado, assim como os modelos a combustão que a marca já possui. Ele conta, por exemplo, com uma central multimídia de 14,5” com o sistema Uconnect 5. O painel de instrumentos tem tela digital de 12,3”.
Além dessas modernas telas, existe também uma central dedicada ao passageiro da frente, possuindo 10,25” e tendo até entrada HDMI. Retrovisor digital, head-up display e sistema de áudio Klipsch Reference Premiere com 23 alto-falantes também estão entre os equipamentos fornecidos na versão mais cara, assim como os sistemas de condução semiautônoma.
Virá ao Brasil?
Dificilmente a nova RAM 1500 REV desembarcará no Brasil tão cedo, pelo menos por importação oficial. Contudo, importações independentes são mais fáceis de ocorrer, quando uma loja qualquer importa o modelo sem interferência direta da marca.
Caso a Ford queira lançar em nosso mercado a F-150 Lightning, também elétrica, o modelo poderia despertar na RAM a sede da concorrência. Nesse caso seria mais fácil ver o novo modelo elétrico por aqui. Contudo, nada confirmado até então.
>> Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM terão híbridos a etanol no Brasil
>> F-150 Lightning já está R$ 101 mil mais cara em menos de um ano
>> Por que RAM 1500, F-150 e Silverado nunca terão motor diesel no Brasil?