Destaque

RAM 1500 elétrica anda 800 km e acelera de 0 a 100 km/h em 4,4s

Primeira picape elétrica da marca, a RAM 1500 REV foi revelada com autonomia de 800km, 0 a 100 km/h de 4,4s e capacidade de reboque de 6.350kg

RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
RAM 1500 REV 2025 [divulgação]

Sendo a primeira picape totalmente elétrica da montadora, a RAM 1500 REV acaba de ser completamente revelada no Salão de Nova York. Como destaque o modelo traz uma autonomia de até 800 km, além de um desempenho digno de esportivo. A capacidade de reboque acima das 6 toneladas reforça o lado picapeiro americano.

Chamada de 1500 REV, a nova RAM elétrica terá duas opções de baterias, fazendo com que a autonomia declarada aumente consideravelmente entre elas. De acordo com a marca, a picape é melhor que a concorrência nos pontos que o cliente mais se preocupa, como a autonomia, o tempo de recarga, a capacidade de reboque e a carga útil.

RAM 1500 REV

Com design futurista mas sem grandes exageros, a picape elétrica chama atenção principalmente na dianteira, por conta do conjunto de iluminação. Totalmente em LED, ele invade a grade frontal, que é totalmente fechada. Até mesmo o símbolo da RAM é iluminado na dianteira, trazendo também um novo grafismo mais moderno.

RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
RAM 1500 REV 2025 [divulgação]

Performance de esportivo, autonomia de compacto

A 1500 REV será oferecida em duas configurações diferentes de conjunto mecânico. O motor elétrico é sempre o mesmo, oferecendo 654 cv e 85,6 kgfm. Já a bateria padrão tem capacidade de 168 kWh, enquanto uma bateria de 229 kWh é opcional.

Essa mudança de bateria altera bastante a autonomia do modelo, que é de até 563 km na primeira configuração e até 800 km com o opcional equipado. O desempenho também é igualmente surpreendente, acelerando de 0 a 100 km/h em somente 4,4 segundos.

RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
Algo exclusivo no segmento em que a RAM 1500 REV se encontra, é sua suspensão pneumática nas quatro rodas, que é oferecida como item de série. Ela conta com cinco modos diferentes: entrada/saída, aerodinâmica, normal, off-road 1 e off-road 2. Vale destacar também a capacidade de imersão na água, que fica em 61 cm.

Segundo a montadora de origem norte-americana, o carregamento das baterias pode ser realizado rapidamente. A RAM informa que considerando um carregador rápido DC (corrente contínua) de 800 V até 350 kW, 177 km de autonomia são disponibilizados em somente 10 minutos.

RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
Outro ponto interessante é que a caminhonete também pode usar a bateria armazenada para carregar um outro veículo do grupo Stellantis, ou até mesmo fornecer energia para uma residência. Há um painel de energia no porta-malas dianteiro (esse com 425 litros) que fornece até 3,6 kW, enquanto um painel na caçamba entrega até 7,2 kW.

Recursos na caçamba

Além de um porta-malas dianteiro com espaço para 425 litros, na traseira a caçamba tem os já conhecidos RamBox, compartimentos de carga que ficam nas laterais. Assim como nas outras picapes da marca, eles possuem drenagem, iluminação, fechadura e tomada de 115 V.

RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
RAM 1500 REV 2025 [divulgação]

Interior refinado

Por estar posicionada em um segmento premium, o interior da 1500 REV é bem refinado, assim como os modelos a combustão que a marca já possui. Ele conta, por exemplo, com uma central multimídia de 14,5” com o sistema Uconnect 5. O painel de instrumentos tem tela digital de 12,3”.

Além dessas modernas telas, existe também uma central dedicada ao passageiro da frente, possuindo 10,25” e tendo até entrada HDMI. Retrovisor digital, head-up display e sistema de áudio Klipsch Reference Premiere com 23 alto-falantes também estão entre os equipamentos fornecidos na versão mais cara, assim como os sistemas de condução semiautônoma.

Virá ao Brasil?

Dificilmente a nova RAM 1500 REV desembarcará no Brasil tão cedo, pelo menos por importação oficial. Contudo, importações independentes são mais fáceis de ocorrer, quando uma loja qualquer importa o modelo sem interferência direta da marca.

Caso a Ford queira lançar em nosso mercado a F-150 Lightning, também elétrica, o modelo poderia despertar na RAM a sede da concorrência. Nesse caso seria mais fácil ver o novo modelo elétrico por aqui. Contudo, nada confirmado até então.

RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
RAM 1500 REV 2025 [divulgação]
O lançamento no mercado dos Estados Unidos deve acontecer somente no segundo semestre de 2024, lançada já como modelo 2025. Isso quer dizer que de qualquer forma provavelmente teremos que esperar mais um bom tempo para ter pelo menos a confirmação do modelo no Brasil ou uma unidade importada de forma independente.

>> Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM terão híbridos a etanol no Brasil

>> F-150 Lightning já está R$ 101 mil mais cara em menos de um ano

>> Por que RAM 1500, F-150 e Silverado nunca terão motor diesel no Brasil?